Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) – Maior Rota de Turismo Religioso do Brasil

O Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) é a maior rota de turismo religioso do Brasil, ligando o  Santuário Nossa Senhora da Piedade em Caeté – MG, ao Santuário Nacional de Aparecida – SP.

Criado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Estrada Real (IER) a rota passa por 32 municípios mineiros e seis paulistas, oferecendo aos viajantes atrações religiosas e belas paisagens por cidades históricas da Estrada Real.

O Blog Pelas Estradas de Minas, conta um pouco desta nova atração turística para os viajantes que buscam destinos com belas cidades, muitas histórias e religiosidade.

Ermida da Padroeira – Serra da Piedade – Caeté

Sobre o Caminho Religioso da Estrada Real (CRER)

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais em parceria com o Instituto Estrada Real (IER), o Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) foi criado  inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, da França à Espanha.

O CRER foi criado com o objetivo desenvolver e estruturar o segmento de turismo religioso em Minas Gerais, sendo este um dos principais segmentos turísticos do estado.

Maior rota de turismo religioso do Brasil, o CRER liga o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté (MG), ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), passando por 32 municípios mineiros e seis paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros.

Conheça o Santuário Nossa Senhora da Piedade na Serra da Piedade em Caeté – MG

A ideia de criação da rota surgiu em 2001, quando com o apoio do Instituto Estrada Real e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), dois caminhantes percorreram por 36 dias, toda a Estrada Real, identificando as principais necessidades para sua consolidação.

Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP)

Como realizar a Romaria pelo Caminho Religioso da Estrada Real

O caminho pode ser realizado nos dois sentidos, sendo atualmente percorrido a pé, de bicicleta, a cavalo ou 4 x 4 Off Road, sendo além de um caminho de fé, opção de turismo e peregrinação com prestação de serviços qualificados para atender os visitantes/peregrinos em uma única viagem ou por etapas, conforme a disponibilidade do viajante.

O turista pode iniciar a rota de qualquer ponto e percorrer os trechos que desejar, não sendo obrigatório realizar todo o caminho de uma só vez” – Eberhard Hans Aichinger, representante da Sacrum Brasilidades, empresa gestora do CRER.

 

Todo trajeto foi estruturado pela  Setur-MG com instalação de quiosques, paraciclos, escadas de acesso, passarelas, placas informativas e de advertência para os motoristas, totens indicativos e reparação de pontes e pinguelas.

O turista pode adquirir um passaporte para registrar as cidades por onde passou, através de carimbos nos pontos de apoio do CRER, e ao final do percurso receber um certificado de conclusão de todo o Caminho Religioso da Estrada Real.

O passaporte pode ser adquirido nos pontos de apoio do CRER, e o certificado de conclusão retirado no Santuário Nossa Senhora Aparecida, ou no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Imagem Nossa Senhora da Piedade – Caeté

Imagem de Nossa Senhora Aparecida – Aparecida – SP

Romaria 550 – Lançamento do Caminho Religioso da Estrada Real

A Romaria 550 será o lançamento oficial do Caminho Religioso da Estrada Real, saindo no dia 3 de setembro de 2017 do Santuário da Piedade em Caeté, chegando no dia 9 de outubro de 2017 ao Santuário Nacional de Aparecida – SP, junto aos demais participantes (cavaleiros, ciclistas e pilotos de off-road) onde serão recepcionados com uma missa solene em reconhecimento do CRER.

A Romaria 550, além de marcar o início do CRER, também celebra os 250 anos de peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, e os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, protetora do Brasil.

Todo percurso da Romaria 550 será acompanhada por operadores experientes (nas quatro modalidades). Para mais informações acesse: www.sacrumbrasilidades.com

Caminhada – Romaria 550 – SACRUM

Cidades do Caminho Religioso da Estrada Real

O percurso que liga o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté – MG, ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, passa por 32 municípios mineiros e seis paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros.

Cidades de Minas Gerais que integram a rota do Caminho Religioso:

Cidades de Paulistas de integram a rota do Caminho Religioso:

  • Cruzeiro
  • Cachoeira Paulista
  • Canas
  • Lorena
  • Guaratinguetá
  • Aparecida

Mapa do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER)

Mais Informações:

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *