Conheça o Circuito Cultural Praça da Liberdade em Belo Horizonte – O Maior Corredor Cultural do Brasil

O Circuito Cultural Praça da Liberdade em Belo Horizonte é considerado o maior conjunto integrado de cultura do Brasil, e foi desenvolvido pelo Governo de Minas, através de parcerias entre a Secretaria de Cultura e empresas da iniciativa privada.

Instalados nos belos e antigos prédios públicos, os espaços interativos buscam espelhar a diversidade cultural com: acervos históricos, artísticos e temáticos; centros culturais interativos; biblioteca e espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos; além de planetário, cafeterias, restaurantes e lojas.

A Praça da Liberdade é um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e além da bela paisagem de seus jardins, oferece aos seus visitantes uma vasta variedade cultural ao seu redor com os belos e bem estruturados museus que compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Praça da Liberdade – Belo Horizonte

O Blog Pelas Estradas de Minas, trás aos seus visitantes um pouco do que é o Circuito Cultural Praça da Liberdade, e algumas informações referentes aos espaços culturais que integram o circuito.

Sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade

Inaugurado em 2010, o Circuito Liberdade está localizado em uma área histórica de Belo Horizonte em Minas Gerais, e é considerado um dos mais importantes corredores culturais do Brasil.

Sob gestão do Iepha/MG (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), o projeto conta com 14 instituições, entre museus, centros de cultura e de formação, de diferentes aspectos do universo cultural e artístico. Destas, sete instituições são geridas diretamente pelo Governo do Estado e as demais funcionam por meio de parcerias público-privadas ou parcerias com instituições públicas federais.

Todos os espaços culturais ocupam belos prédios históricos da Praça da Liberdade, todos esses restaurados e revitalizados, dando um toque de beleza e arquitetura ao circuito.

Abaixo listamos os espaços do Circuito Liberdade e informações para visitação.

Palácio da Liberdade

O edifício inaugurado em 1897 foi construído em um estilo eclético com influência neoclássica, serviu por muitos anos como sede do governo do estado de Minas Gerais.

O prédio também serviu de moradia aos governadores e suas famílias, e teve como hóspedes os ilustres ex-governadores e ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves.

Nas visitas guiadas ao Palácio da Liberdade, os visitantes podem conhecer seus salões e apreciar belos lustres e cristais da Boêmia, um belo piano de cauda Bechstein, escadarias fabricadas na Bélgica e móveis da Letônia.

Atualmente o espaço está fechado à visitação devido a obras e adequações.

Mais informações sobre Palácio da Liberdade:

Circuito da Liberdade – Palácio da Liberdade

Centro Cultural Banco do Brasil

O prédio inaugurado em 1930 para sediar a Secretaria de Interior e Justiça, foi cedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais ao Banco do Brasil para abrigar o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB-BH.

O CCBB BH possui duas salas de exposição permanente, um teatro com capacidade para 264 lugares, uma sala multiuso para atividades audiovisuais, debates, conferências, oficinas, palestras, atividades interativas e educacionais, além de ambientes de convivência, lazer, alimentação e loja para comercialização de produtos culturais.

No CCBB Belo Horizonte os visitantes sempre encontram eventos nas áreas culturais com preços acessíveis, dirigida a todos os segmentos da sociedade e com ações integradas a iniciativas de responsabilidade social.

Mais Informações sobre o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

  • Email: ccbbbh@bb.com.br
  • Horário de visitação: quarta a segunda, das 9h às 21h (fechado às terças-feiras)
  • Site: www.bb.com.br/cultura
  • Telefone: (31) 3431-9400
  • Preço:  Entrada franca

Confira Também: A Incrível Exposição “ComCiência” Chega a Minas Gerais – Expostas no Museu CCBB em Belo Horizonte

Circuito da Liberdade – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB-BH

Circuito da Liberdade – Interior do Centro Cultural Banco do Brasil BH – CCBB-BH

Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG é uma parceria entre a UFMG, a operadora TIM e o Governo de Minas, que visa estimular a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes, contribuindo para o debate e a interlocução entre a academia e outros ambientes de formação.

No seu terraço funciona uma de suas principais atrações, o Planetário Terraço Astronômico. No Planetário os visitantes podem observar o céu com auxílio de equipamentos e orientação de especialistas.

Outro destaque é a sua fachada principal voltada para Praça da Liberdade. Com o objetivo de criar uma interação entre o museu e o espaço público, são exibidas durante a noite, imagens sobre arte, ciência e experimentações.

Informações sobre o Espaço do Conhecimento UFMG:

  • Horário de Funcionamento: De terça-feira a domingo, de 10h às 17h. Aos sábados, de 10h às 21h.
  • Sessões do Planetário: De terça a domingo: às 13h, 14h*, 15h*e 16h. Aos sábados: às 13h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h. *As sessões de 14h e 15h, de terça a sexta-feira, são reservadas aos grupos agendados.
  • Telefone: (31) 3409-8350
  • Site: www.espacodoconhecimento.org.br
  • Facebook: www.facebook.com/espacodoconhecimentoufmg
  • Entrada gratuita

Circuito da Liberdade – Espaço do Conhecimento UFMG

Centro de Arte Popular – Cemig

Localizado na Rua Gonçalves Dias, a poucos metros da Praça da Liberdade, o Centro de Arte Popular – Cemig, abriga em todos seus andares salas que retratam a arte popular mineira, como esculturas em madeira e cerâmica, entre outros materiais.

Um dos principais destaques do museu é a Sala Grandes Mestres, onde estão reunidos grandes nomes da arte popular de Minas Gerais, como GTO, Artur Pereira, Zefa, Zezinha, Placedina, Ulisses Pereira, Isabel Mendes e Noemiza.

Mais Informações sobre o Centro de Arte Popular – Cemig:

  • Localização: Rua Gonçalves Dias, nº 1608 – Bairro Funcionário
  • Horários de Funcionamento: Às terças, quartas e sextas-feiras, de 10h às 19h. Às quintas-feiras de 12h às 21h. Aos sábados e domingos, de 12h às 19h.
  • Telefone: (31) 3222 3231
  • Preço: Acesso gratuito
  • Facebook: www.facebook.com/centrodeartepopularcemig.mg

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale foi instalado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, em uma parceria entre o Governo de Minas e a Vale.

Caracterizado como Museu de Experiência, o Memorial Minas Gerais Vale tem foco na história geral do Estado de Minas, reunindo toda riqueza cultural do estado, trazendo toda a alma e as tradições mineiras contadas de forma  original e interativa.

Mais informações sobre o Memorial Minas Gerais Vale:

  • Horário de Funcionamento: Às terças, quartas, sextas-feiras e aos sábados: De 10h às 17h30, com permanência até às 18h. Às quintas-feiras: de 10h às 21h30, com permanência até às 22h. Aos domingos: de 10h às 15h30, com permanência até às 16h.
  • Telefone: (31) 3343-7317.
  • Preço: Acesso gratuito
  • Site: www.memorialvale.com.br
  • Facebook: www.facebook.com/MemorialVale

Circuito da Liberdade – Memorial Minas Gerais Vale

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Instalado no famoso “Prédio Rosa” da Praça da Liberdade, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal,  abriga um importante acervo de duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais.

Com instalações dedicadas às principais minas do Estado, o MM Gerdau tem um foco na mineração e na metalurgia, trazendo uma perspectiva histórica em 18 salas onde são apresentadas de forma criativa e intuitiva o universo dos metais, dos minerais e de seus componentes.

Mais Informações sobre o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

  • Funcionamento:Terça a domingo, de 12h às 18h. Às quintas, de 12h às 22h.
  • Entrada franca.
  • Visitas de grupos agendados acontecem de terça a sexta, a partir de 8h, e ao sábados, em horário especial.
  • Outras informações: (31) 3516-7200
  • Site: www.mmgerdau.org.br

Circuito da Liberdade – MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Arquivo Público Mineiro

Localizado na Avenida João Pinheiro, a poucos metros da Praça da Liberdade, o Arquivo Público Mineiro é a instituição cultural mais antiga do Estado de Minas Gerais.

Sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura, que é responsável pelo recolher, guardar, gerir, preservar e dar acesso ao acervo arquivístico do Poder Executivo estadual e aos documentos privados de interesse público.

Os principais destaques do seu acervo são fotografias, mapas do século XVIII e XIX, documentos referentes à  Inconfidência Mineira, escravidão, movimento imigratório em Minas. Além de uma biblioteca especializada em história de Minas Gerais, e um conjunto de filmes que reúne curtas, documentários e solenidades que marcaram a história de Minas. Parte desse acervo pode ser acessado na internet.

Mais Informações sobre o Arquivo Público Mineiro:

  • Endereço: Av. João Pinheiro, 372
  • Horário: De segunda a sexta-feira de 9h às 17h
  • Telefone: (31) 3269-1167
  • Preço: Acesso gratuito
  • Site: www.siaapm.cultura.mg.gov.br

Museu Mineiro

Localizado na Avenida João Pinheiro, o Museu Mineiro fica ao lado do Arquivo Público Mineiro, e conta com um riquíssimo acervo que documenta momentos distintos da formação da cultura do Estado.

No Museu Mineiro os visitantes encontram pinturas históricas, achados arqueológicos, mobiliário, conjunto de moedas e de armas, imagens sacras e equipamentos litúrgicos, datados dos séculos 18 e 19. Além de pinturas, gravuras e esculturas do acervo da Pinacoteca do Estado.

Mais Informações sobres o Museu Mineiro:

  • Endereço: Av. João Pinheiro, 342
  • Horário de Funcionamento: Às terças, quartas e sextas-feiras, de 10h às 19h. Às quintas-feiras, de 12h às 21h. Aos sábados e domingos, de 12h às 19h.
  • Telefone: (31) 3269-1109
  • Site: www.cultura.mg.gov.br
  • Preço: Acesso gratuito

Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa

Sediada na Casa Amarela, uma antiga casa na rua Santa Rita Durão, também próximo a Praça da Liberdade, a Casa da Economia Criativa, é uma idealização do Sebrae de Minas Gerais em parceria com o Governo do Estado.

A Casa da Economia Criativa foi criada para servir como referência na formação e na disseminação de informações sobre a economia criativa, ser um local de cooperação entre empreendedores do setor, e oferecer cursos e consultorias com temas específicos para os empreendedores.

Mais Informações sobre o Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa:

  • Endereço: Rua Santa Rita Durão, 1275 – Funcionários – Belo Horizonte/MG
  • Horário: De segunda a sexta-feira das 9h às 18h
  • Telefone: (31) 3285-2622
  • Preço: Acesso Gratuito

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Localizado em um prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer na Praça da Liberdade e na Rua da Bahia, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa é um espaço que propicia o livre acesso à leitura informativa e literária.

Com o objetivo de reunir, preservar e disponibilizar o patrimônio bibliotecário de Minas Gerais, a Biblioteca Pública Estadual conta com cerca de 260 mil obras raras e representativas de escritores brasileiros e estrangeiros, com destaque para uma importante coleção de autores mineiros, e para um amplo acervo digitalizado.

No espaço os visitantes também contam com um teatro com capacidade para 220 pessoas, sala de cursos e galerias de arte.

Mais Informações sobre a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa:

  • Horário – Coleções Especiais e Hemeroteca Histórica: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
  • Braille, Periódicos e Infantojuvenil: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h.
  • Horário – Empréstimo, Passarela Cultural, Referência e Estudos e Sala de Estudos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Quinta-feira: horário estendido até as 20h. Aos sábados, das 8h às 12h.
  • Horário – Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, das 8h às 12h.
  • Horário – Teatro José Aparecido de Oliveira: de acordo com programação.
  • Telefone: (31) 3269-1166
  • Site: www.bibliotecapublica.mg.gov.br
  • Facebook: www.facebook.com/bibliotecaluizdebessa
  • Preço: Gratuito

Circuito da Liberdade – Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Circuito da Liberdade – Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Em frente à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, os visitantes encontram o monumento “Encontro Marcado”. A bela escultura foi criada em 2005, em bronze e em tamanho natural, para homenagear os escritores mineiros Fernando Sabino, Otto Lara Rezende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pelegrino.

Circuito da Liberdade – “Encontro Marcado” – Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Casa Fiat de Cultura

Instalada no Palácio dos Despachos, na Praça da Liberdade, a Casa Fiat de Cultura é uma instituição mantida pelas empresas do Grupo Fiat.

Considerada um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil, o espaço é um dos mais bem equipados para receber exposições internacionais no Brasil, contando com moderada tecnologia museológica dentro dos padrões internacionais.

Mais Informações sobre a Casa Fiat de Cultura:

Cefart Liberdade

Localizado na Rua Sergipe, o Cefart Liberdade é um Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart da Fundação Clóvis Salgado.

A unidade Cefart Liberdade faz parte da política do Governo de Minas Gerais de fomentar a formação em arte nas áreas de teatro, dança e música, oferecendo cursos para crianças, jovens e adultos, além de incentivar a criação, a experimentação, a reflexão e o debate artístico.

Mais Informações sobre o Cefart Liberdade:

  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
  • Endereço: Rua Sergipe, 884, Funcionários – Belo Horizonte – MG
  • Telefone: (31) 3308-4700 ou (31) 3308-4701

A Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade foi Construída por volta de 1903 com o objetivo de abrigar a sede do poder mineiro, onde foram construídos inicialmente o Palácio do Governo e os prédios das primeiras Secretarias de Estado, ao redor da praça que teve grande influência do paisagismo inglês naturalista.

Atualmente o complexo da Praça da Liberdade é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha-MG, e seus antigos prédios abrigam hoje boa parte dos espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o maior conjunto integrado de cultura do Brasil.

Além dos espaços destacados acima, na Praça da Liberdade os visitantes também encontram o Edifício Niemeyer. Projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o edifício chama a atenção pela curvas sinuosas que remetem as linhas das Serras mineiras.

Praça da Liberdade – Edifício Niemeyer

Inspirados no Palácio de Versalhes, os traços e jardins da Praça da Liberdade conta com um coreto, uma bela fonte luminosa, e belos Chafarizes.

Praça da Liberdade – Coreto

Praça da Liberdade – Chafarizes

Praça da Liberdade – Fonte Luminosa

A Praça da Liberdade que já foi palco de lutas, hoje recebe celebrações e atividades culturais, dentre elas destacamos as luzes de Natal, onde a decoração no período natalino é uma atração que reúne moradores e visitantes nas noites de dezembro.

A Praça da Liberdade é também um ponto de encontro de várias idades para momentos de lazer e descontração, além de possibilitar também a prática de esportes, como caminhada e corrida.

Mais Informações sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade

#FicaADica

  • Não deixem de acompanhar os sites e páginas do Facebook dos espaços culturais. Fiquem de olho nas programações dos eventos, tem sempre novidades e muita coisa interessante com entrada gratuita ou a baixo custo;

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *