Gruta de Maquiné em Cordisburgo – MG – Um dos Marcos da Rota das Grutas Peter Lund

A Gruta de Maquiné está localizada na cidade de Cordisburgo em Minas Gerais. Considerada uma das mais belas grutas brasileiras aberta para visitação, é a gruta sobre gestão do IEF que mais recebeu visitantes nos últimos anos.

Um dos marcos da Rota das Grutas Peter Lund, a gruta descoberta em 1825, passou a ser explorada cientificamente em 1834 pelo naturalista botânico, paleontólogo e cientista dinamarquês  Peter Wilhelm Lund, considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil.

O Blog Pelas Estradas de Minas, preparou este artigo com algumas informações sobre a Gruta de Maquiné, algumas sugestões, dicas e fotos com o objetivo de facilitar e orientar aqueles que desejam conhecer e fazer um passeio inesquecível pela gruta e pelas cidade de Cordisburgo.

O Monumento Natural Estadual Peter Lund – Gruta do Maquiné em Cordisburgo – MG

O Monumento Natural Estadual Peter Lund

Localizado no município de Cordisburgo, em Minas Gerais, o Monumento Natural Estadual Peter Lund é uma das 11 unidades de conservação estaduais sob a gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

De acordo com o IEF, o Monumento Natural Estadual Peter Lund foi o monumento que mais recebeu visitas no ano de 2016, sendo a Gruta do Maquiné o principal atrativo deste monumento, tendo também uma grande área de mata nativa.

O Museu da Gruta do Maquiné

O Museu da Gruta do Maquiné é um dos marcos da Rota das Grutas Peter Lund, e está instalado no prédio onde funciona o receptivo, e foi projetado inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund.

O museu tem como objetivo conduzir os visitantes pelas descobertas feitas na região por Lund e seu colega e compatriota Eugenius Warming, através de exposição de imagens, vídeos e objetos expostos em três galerias, permitindo aos visitantes conhecer um pouco mais sobre a Gruta de Maquiné e conhecer a respeito da classificação da fauna e flora pesquisadas pelos dois naturalistas.

Museu da Gruta do Maquiné

Em uma das galerias há um espaço que permite a interação de crianças que visitam o museu, com painéis e jogos que visam chamar a atenção das crianças para preservação da natureza e dos animais.

Museu da Gruta do Maquiné – Espaço Interação para Crianças

Conheça a Gruta do Maquiné

Descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, a Gruta do Maquiné é considerada um berço da Paleontologia Brasileira, e passou a ser explorada em 1834 por  Peter Wilhelm Lund.

Considerada uma das mais belas grutas do Brasil, a Gruta do Maquiné possui sete salões explorados, totalizando cerca de 650 metros lineares com desnível de apenas 18 metros, sendo seus salões cheios de estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e represas de travertino.

Aberta para visitação desde 1908, a Gruta do Maquiné possui uma boa infra-estrutura para receber os visitantes, com passarelas, iluminação e guia que acompanham os visitantes explicando sobre a gruta, sua história e particularidade de cada um dos seus setes salões.

A beleza da Gruta encanta a todos, inclusive ao filho ilustre de Cordisburgo, o escritor João Guimarães Rosa, que expressava em seus versos toda admiração pelo principal ponto turístico de sua terra natal.

Entrada da Gruta do Maquiné

Entrada da Gruta do Maquiné

E, mais do que tudo, a Gruta do Maquiné, tão inesperadamente grande, com seus sete salões encobertos, diversos, seus enfeites de tantas cores e tantos formatos de sonho, rebrilhando de risos de luz. Ali dentro a gente se esquecia numa admiração esquisita, mais forte que o juízo de cada um, com mais glória resplandecente do que uma festa, do que uma igreja.

(João Guimarães Rosa)

Como é Realizado o Passeio pela Gruta de Maquiné

A Gruta do Maquiné é aberta para visitação diariamente, e as visitas são acompanhadas por guia local durante todo o trajeto.

É cobrado um ingresso no valor de R$ 20,00 a inteira (R$ 10,00 meia entrada). Estudantes com carteirinha, e idosos acima de 60 anos pagam meia entrada. Crianças menores de 5 anos não pagam entrada. Os ingressos são vendidos na entrada do museu e o pagamento é realizado apenas em dinheiro.

A visitação é realizada em pequenos grupos, e inicia no Museu da Gruta do Maquiné onde o guia passa pelas salas interativas explicando sobre a gruta, sobre a Rota das Grutas e um pouco da história do naturalista Peter Wilhelm Lund.

Museu da Gruta de Maquiné – Visita Guiada

Em seguida, o guia inicia a caminhada pelos salões explicando sobre cada um dos 7 salões, contando histórias e explicando suas formações. Durante o trajeto o guia pede para evitar fotos, que são liberadas após o passeio onde os visitantes podem permanecer na gruta por tempo indeterminado para visitar os salões e tirar fotografias.

Gruta de Maquiné – Visita Guiada

Para visitação com grandes grupos de pessoas, como excursões de colégio, excursões da terceira idade, os administradores recomendam um agendamento prévio por telefone para que possam preparar um equipe de guias para melhor atender os visitantes.

Gruta de Maquiné – Visita Guiada

Algumas Informações sobre a Visitação a Gruta do Maquiné

Horário de Funcionamento: 08:00 ás 17:00h

Visitação a Gruta: 08:30 ás 16:00h

Telefone para Contato: (31) 3715-1336

E-mail: mario.oliveira@meioambiente.mg.gov.br

Algumas orientações:

  • É obrigatório respeitar as normas e sinalizações;
  • É obrigatório o uso de calçados fechados;
  • Deve-se seguir orientações do Guia, e manter-se junto ao grupo;
  • É proibido tocar nos Espeleotemas;
  • É proibido alimentar animais silvestres;
  • É proibido alimentar-se no interior da Gruta e no Museu;
  • É proibido entrada de animais domésticos na Gruta;

Gruta do Maquiné

Loja, Lanchonete e Restaurante na Gruta do Maquiné

Ao lado do prédio do museu, os visitantes encontram algumas lojinhas onde podem comprar algumas lembrancinhas para levar de recordação, assim como artesanatos da região.

Para quem desejar fazer um lanche, há uma lanchonete onde é possível saborear salgados, sanduíches, sucos, café, refrigerantes e algumas guloseimas.

Loja e Lanchonete na Gruta do Maquiné

Agora se você preferir almoçar, a opção é o Restaurante Chero’s que fica localizado na área da gruta. Com uma estrutura e decoração rústica o restaurante serve uma comida tipicamente mineira.

Restaurante Chero’s – Gruta do Maquiné

Em nossa visita, optamos por um lanche na gruta onde saboreamos um bom café com pão de queijo, e deixamos para almoçar na região central de Cordisburgo onde tinha mais opções de restaurante.

Nossa indicação o Bar e Restaurante Sarapalha, localizado  na região central de Cordisburgo, próximo ao Museu Casa Guimarães Rosa e da Estação Ferroviária, onde saboreamos uma deliciosa comida mineira, servida no fogão à lenha. Mais informações no item Onde Comer em Cordisburgo em “Cordisburgo: Terra de Guimarães Rosa, da Gruta do Maquiné e da Casa Elefante“.



Booking.com

Cordisburgo e as Opções de Turismo na Cidade

Para quem vai a Cordisburgo conhecer a Gruta do Maquiné, poderá aproveitar para apreciar outras atrações turísticas da cidade:

  • Museu Casa Guimarães Rosa: casa onde Guimarães Rosa nasceu e viveu parte de sua infância, hoje abriga o museu com a exposição de objetos pessoais e diversos itens que representa a história do filho ilustre de Cordisburgo;
  • Portal Grande Sertão: esculturas criadas pelo artista Leo Santana, em homenagem ao escritor e às pessoas que vivem no sertão, principais personagens das obras do autor.
  • Zoológico de Pedras Peter Wilhelm Lund: réplicas de animais confeccionadas com telas, areia e cimento, estão expostas em uma das praças da cidade.
  • Casa Elefante: já na entrada da cidade, os visitantes podem conhecer a obra considerada uma das sete casas mais inusitadas do mundo.

Confira nossas Dicas e Sugestões sobre Cordisburgo em: “Cordisburgo: Terra de Guimarães Rosa, da Gruta do Maquiné e da Casa Elefante

Cordisburgo – Casa Elefante

Casa Guimarães Rosa

#FicaADica para Melhor Curtir Seus Passeio

  • Utilize roupas e calçados confortáveis para caminhada durante o passeio na gruta;
  • Leve dinheiro, pois não aceitam cartão na compra de ingressos para visita a gruta;
  • A visita a gruta é um passeio que se faz em uma parte do dia, então aproveite a outra parte do dia para conhecer a cidade Cordisburgo.
  • Há restaurante na entrada da Gruta, porém há outras opções no centro da cidade;

Mais Fotos da Gruta de Maquiné

Clique nas fotos para ampliar…

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *