Macacos – São Sebastião das Águas Claras – MG | Cachoeiras, Trilhas, Pousadas, Bares e Restaurantes Pertinho de Belo Horizonte

Conhecido como Macacos, São Sebastião das Águas Claras é um vilarejo de Nova Lima que atrai inúmeros turistas e visitantes nos finais de semana e feriados.

Pela proximidade com a capital Belo Horizonte, Macacos oferece diversas opções de turismo como trilhas, cachoeiras, além de belas pousadas, bares e restaurantes.

O Blog Pelas Estradas de Minas trás algumas informações, fotos e dicas para quem busca opções de lazer e tranquilidade junto à natureza, pertinho da capital mineira.

Bares e Restaurantes agitam o distrito de São Sebastião das Águas Claras – Macacos

Sobre Macacos  – São Sebastião das Águas Claras – MG

São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, é um distrito da cidade de Nova Lima em Minas Gerais, e está localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, há 20 km da capital mineira.

O povoado do século XVIII, foi formado com a descoberta do ouro na região, e tinha sua atividade voltada para pequena agricultura e comércio de gêneros de primeira necessidade.

Com a escassez do metal no século XIX, o povoado ficou esquecido por um tempo, até se tornar um dos principais atrativos turísticos da região, sendo uma referência no turismo de aventura, gastronômico e principalmente o ecoturismo.

Por trás do nome Macacos há diversas histórias entre os moradores e historiadores sobre a origem. De acordo com o Departamento de turismo de Nova Lima: “os bandeirantes portugueses chamavam de macacos os contrabandistas de ouro que usavam as trilhas da região para contrabandear o metal, com isso, a região ficou conhecida como região dos Macacos”.

Uma de suas principais construções é a bela  Igreja de São Sebastião, construída em 1718, localizada na região central do vilarejo.

A igreja era utilizada para as festas religiosas do lugar, foi reformada em 1801 e passando por outros reparos nos anos seguintes, sendo restaurada recentemente.

Igreja de São Sebastião – São Sebastião das Águas Claras – Macacos

O que fazer em Macacos – São Sebastião das Águas Claras – MG

Por sua proximidade com a capital Belo Horizonte, Macacos atrai um grande número de visitantes e turistas nos finais de semana, que buscam desde um bom lugar para descanso como opções de aventura junto à natureza.

Confira algumas opções de atrações para quem vai conhecer Macacos

Trilhas

A região é muito conhecida pela diversidade de trilhas que cortam as matas e montanhas do distrito.

As trilhas de Macacos atrai nos fins de semana um grande número de praticantes de esportes de aventura como motociclismo, mountain Bike e trekking.

Já realizamos caminhada pela trilha Marumbé, com a equipe “Nova Lima Entre Trilhas” do Departamento de Turismo da Prefeitura de Nova Lima. Uma experiência muito agradável junto à natureza, pelas matas da região e pelas cachoeiras e riachos que cortam o distrito.

Saiba mais: Nova Lima Entre Trilhas – Circuito Macacos / Trilha Marumbé

Trilhas e Montanhas em Macacos – MG

Cachoeiras

Muitas das trilhas levam ou cortam as cachoeiras de Macacos. O distrito possui algumas cachoeiras que são atrações para os visitantes nos dias de verão.

Cachoeiras de MacacosSão Sebastião das Águas Claras:

  • Cachoeira da Ponte
  • Cachoeira dos Mendes
  • Cachoeira Central
  • Cachoeira dos Macacos
  • Cachoeira do Dantês

Para informações de acesso às cachoeiras, recomendamos buscar informações na pousada em que estiver hospedado, ou solicitar informações aos moradores e comerciantes, uma vez que não vimos muitas placas de sinalização para acessos.

Riacho corta o distrito de Macacos

Passeio de Quadriciclo

Outra boa atração para quem gosta de aventura é o passeio de quadriciclo em Macacos.

São passeios guiados por equipes especializadas pelas estradas, trilhas, rios e montanhas para conhecer as belas paisagens do vilarejo.

Não fizemos o passeio, mas os relatos de amigos que já fizeram é que vale muito a pena para quem gosta de aventura e um pouco de adrenalina. Vamos ter que voltar para fazer este passeio…

Na alta temporada é bom entrar em contato e agendar com antecedência. Em fim de semana atípico não há necessidade. Algumas empresas que oferecem o passeio:

Quadriciclo em Macacos

Compras e Artesanato

Para quem desejar levar alguma lembrança de Macacos e artesanatos da região, a opção é a loja Tiquim de Tudo, na rua principal. A lojinha faz jus ao nome e realmente tem um tiquim de tudo para os visitantes…

Uma outra alternativa é a feira dos produtores que acontece todos os sábados, a partir das 10h no centro, onde é comercializado produtos como artigos de decoração feitos de bambu, fuxico, madeira e papel artesanal. Ótimas opções de presente e lembranças…

Não tem supermercados, há uma mercearia na rua principal onde podemos encontrar alguns produtos de primeira necessidades e alimentos em geral.

Loja Tiquim de Tudo – Macacos – MG

Balas Delícia do Empório Xuru em Macacos

Quem vai a Macacos não pode deixar de conhecer o Empório Xuru, e as famosas balas delícia.

A lojinha é muito conhecida e visitada pelos turistas em busca das saborosas Balas Delícia recheadas de fabricação artesanal. Difícil é decidir qual sabor levar… Depois de algumas degustações optamos pelo recheio de coco e doce de leite.

Além da “Verdadeira Bala Delícia de Macacos“, no Empório Xuru você também vai encontrar diversas iguarias de Minas Gerais como: a goiabada cascão de Ponte Nova, pimentas, cachaças, mel, doce de leite, rosquinhas, biscoitos, frangos caipira, linguiças recheadas, pão de queijo, ovos caipira e muitas outras delícias de Minas…

Também recomendamos as balas de doce de leite na palha… Uma delícia…

  • Funcionamento: Segunda a sexta, de 9h às 19h. Aos sábados e domingos, de 9h às 21h.
  • Endereço: Rua Dona Maria da Glória, 24.

Empório Xuru – “Verdadeira Bala Delícia de Macacos”

Hospedagem em Macacos  – São Sebastião das Águas Claras – MG

Apesar de pequena, a vila tem uma grande variedade de opções de hospedagem com pousada, hotéis e até mesmo casas e sítios para aluguel.

Não temos nenhuma indicação por experiência, pois nossas visitas ao vilarejo foi “bate e volta”, saindo de Belo Horizonte de manhã e retornando no fim do dia.

Em Macacos há opções para todos os tipos, gostos e valores, desde simples e aconchegantes pousadas, passando por luxuosas e bem estruturadas pousadas, a até mesmo spa com os mais diversos tipos de tratamentos.

Nossas sugestões são pesquisar em sites especializados como Booking e Tripadvisor ou em portais como: o Portal Macacos e Melhor de Macacos, para identificar as opções no perfil desejado. Segue alguns links:

Outra sugestão é realizar reservas com antecedência para os finais de semana de alta temporada e feriados, embora é possível se hospedar caso resolver ir passar um dia e por lá ficar.

Gastronomia em Macacos  – São Sebastião das Águas Claras – MG

Assim como para hospedagem, em Macacos há uma grande variedade de opções para bares e restaurantes.

Em Macacos você vai encontrar restaurantes para todos os tipos e gostos gastronômicos, assim como para os mais diversos valores, desde a ótimas opções de prato feito, a luxuosos restaurantes, hamburguerias, a casa de massas e muita comida mineira no fogão a lenha.

A sugestão para bares e restaurante também é acessar os sites Tripadvisor, o Portal Macacos e Melhor de Macacos, e verificar o tipo de comida e ambiente que lhe agrade.

Comida Mineira no Fogão a Lenha no Restaurante Evolução da Gula

Durante o dia no sábado e no domingo, os bares da cidade ficam lotados de visitantes e de aventureiros que depois das trilhas, param para saborear uma cerveja gelada.

Digníssimo – Bar e Restaurante em Macacos

Como Chegar em Macacos – São Sebastião das Águas Claras – MG

Saindo de Belo Horizonte sentido a BR 356 e 040 (saída para Rio de Janeiro / Ouro Preto), logo já avistamos as placas que indicam a saída 549 para São Sebastião das Águas Claras.

Pegando a saída 549, você terá acesso a estrada que leva até o vilarejo. A sugestão é cuidado, pois é uma estrada de muitas curvas e sem acostamentos.

O acesso também pode ser de ônibus, através da Linha 3915 – São Sebastião das Águas Claras (Macacos) / Belo Horizonte, da empresa Santafé. Há várias opções de horários todos os dias da semana. Veja o quadro de horários e mais informações: http://www.santafetransportes.com.br/linha3915.php

#FicaADica para quem vai visitar Macacos

  • Não tem posto de gasolina em Macacos, então vá com o tanque cheio;
  • Para cachoeiras, melhor solicitar orientações na pousada ou com o pessoal da vila, pois as sinalizações não são boas;
  • Não deixem de saborear a Bala Delícia vendida no Empório Xuru…

Para mais informações e dicas sobre Macacos, sugerimos os seguintes sites:

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *