Memorial Cotochés em Abre Campo – MG – Parada Obrigatória na BR-262 para quem vai de Minas Gerais para o Espírito Santo

O Memorial Cotochés é uma parada obrigatória na BR-262 para quem vai de Minas Gerais para o Espírito Santo.

Localizada na cidade de Abre Campo em Minas Gerais, o Memorial Cotochés está nas margens da BR 262 e oferece aos visitantes serviços de restaurante, lanchonete, hotel e loja de produtos mineiros, além da tradicional Passarela do Queijo com degustação de produtos nacionais e internacionais.

O Blog Pelas Estradas de Minas, para manter a tradição, fez parada tanto na ida, quanto na volta de uma viagem ao litoral capixaba, para registrar e compartilhar com nossos leitores essa dica para quem viaja pelas estradas de nossa querida Minas Gerais.

Memorial Cotochés em Abre Campo – MG

Sobre o Memorial Cotochés

A história do laticínios começou com um grupo de produtores rurais de Abre Campo em Minas Gerais, que venderam o laticínios para dois irmãos russos que vieram da Itália com a experiência de fabricação de queijos, e resolveram investir no mercado brasileiro, mais especificamente no mercado mineiro.

Como estava localizada na BR 262, principal caminho que leva os mineiros para o Espírito Santo, os viajantes paravam no laticínios para comprar os produtos lá fabricados. Esse movimento chamou a atenção de seus proprietários que resolveram abrir uma loja na frente da fábrica para melhor atender seus clientes.

Galeria de fotos antigas expostas contam a história do Memorial Cotochés

Para atrair ainda mais clientes, os proprietários resolveram oferecer uma degustação dos produtos, oferecendo leite e queijo à vontade aos visitantes, que experimentava e levava para casa diversos produtos.

Com o crescimento do mercado e da globalização, os proprietários tiveram que vender o laticínios e a fábrica foi vendida e transferida para BH.

Percebendo a força da marca e da tradição da loja na BR 262, seus fundadores resolveram então manter a loja abrindo o Memorial Cotochés, para preservar a história da empresa e continuar atendendo o público acostumado com a tradicional parada que leva os mineiros às praias do litoral capixaba.

Passarela do Queijo – Memorial Cotochés em Abre Campo – MG

No Memorial estão expostos antigos maquinários utilizados no laticínios como batedeira de manteiga, espremedeira e enlatadeira de manteiga, uma antiga geladeira, uma vaquinha (tanque utilizado em cima de carroças para venda de leite), além de rádios e gravadores utilizados na fábrica. Também estão expostas fotos antigas da Cotochés.

Geladeira e enlatadeira de manteiga – Artigos do Memorial

Vaquinha – Artigos do Memorial

Batedeira de Manteiga – Artigos do Memorial

Espremedeira de Manteiga – Artigos do Memorial

Passarela do Queijo do Memorial Cotochés

Na Passarela do Queijo os visitantes encontram uma vasta variedade de queijos para degustação, acompanhada pelos atendentes que orientam, passam informações e sugestões de harmonias para cada tipo de queijo vendido na loja do memorial.

Na passarela as opções vão desde os famosos queijos de Serro, os queijos da Serra da Canastra e da Serra Salitre (premium e ouro). Os famosos queijos maturados da Serra da Mantiqueira, o primeiro queijo certificado da zona da mata mineira, e também o Queijo a Lenda – Queijos Cruzília. Os visitantes também encontram produtos da nova marca da empresa a Memorial Laticínios, como o tradicional queijo mamão.

Além dos queijos nacionais, na Passarela do Queijo os visitantes também encontram uma linha de queijos internacionais como queijos holandeses, franceses e italianos.

Passarela do Queijo do Memorial Cotochés

Passarela do Queijo do Memorial Cotochés – Degustação

Na loja do Memorial Cotochés, além da vasta variedade de queijos, os visitantes também encontram uma grande variedade de produtos tipicamente mineiros como cachaças e vinhos, doces e quitandas mineiras em geral.

Cachoeira do Memorial Cotochés

Um dos principais atrativos, a Cachoeira do Memorial Cotochés chama a atenção pela beleza e paisagismo com suas quedas e área verde ao seu redor.

A cachoeira é mais um belo projeto do paisagista e artista plástico Alexandre Magno, que foi convidado pelos gestores do memorial para melhorar o visual do antigo córrego que passava pelo terreno.O resultado é surpreendente, e a cachoeira construída com pedras artificias feitas de materiais reciclados, rodeada por um lindo jardim e de animais feitos de madeira que representam um pouco da história da Cotochés, é um chamativo para belas fotos.

Cachoeira do Memorial Cotochés

Cachoeira do Memorial Cotochés – Vista Noturna

Cavalo com carroça – Memorial Cotochés

Cachoeira do Memorial Cotochés – Vacas

Restaurante e Lanchonete do Memorial Cotochés

No Memorial Cotochés, os visitantes podem escolher entre sabores, um bom almoço no restaurante ou ótimas opções de lanches na lanchonete do memorial.

O restaurante oferece almoço diariamente das 11:00 às 14:30hs, com um variado cardápio no self-services e várias opções de carnes.

Restaurante Memorial Cotochés

Já na lanchonete, os visitantes têm uma grande variedade de opções como salgados, pão de queijo, sanduíches preparados na hora como misto quente, um delicioso pão com linguiça e requeijão, além de refrigerantes, sucos, leite e um delicioso café mineiro. Difícil é escolher diante de tantas opções… O pão com linguiça e requeijão e divino 😉

Lanchonete Memorial Cotochés

Memorial Hotel Cotochés

Construído para ser um ponto de referência turística na região, o hotel complementa o complexo do memorial com uma estrutura de primeira linha, com quartos equipados com os mais modernos equipamentos, oferecendo aos hóspedes todo conforto necessário para um bom descanso.

Os quartos do hotel tem vista para a bela Cachoeira do Memorial Cotochés, e isolamento acústico para que o barulho da rodovia não incomode o descanso.

O Memorial Hotel é uma ótima opção para quem deseja dividir a viagem para o Espírito Santo em duas etapas.

Para mais informações sobre o Memorial Hotel Cotochés acesse >> http://www.hotelcotoches.com.br/

Memorial Hotel Cotochés

Localização do Memorial Cotochés

O Memorial Cotochés está localizado na BR 262, km 96, Abre Campo-MG – CEP: 35365-000 (Rodovia Belo Horizonte – Vitória).


Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *