Mercado Central de Belo Horizonte – Compras, Culinária Mineira e Cerveja Gelada

O Mercado Central de Belo Horizonte é um dos principais pontos turísticos da capital mineira, e proporciona aos visitantes, além de uma variedade de opção de compras, diversas opções de lazer e diversão. Percorrer os corredores do Mercado é uma viagem na cultura e tradição dos hábitos de Minas Gerais.

Com mais de 400 lojas, no Mercado Central os visitantes encontram queijos, doces, ervas, raízes, artigos religiosos, artesanato e suplementos alimentares. Nas bancas hortifrutigranjeiras é possível encontrar produtos frescos de diversas regiões do país. Dentre os produtos mais procurados estão o doce de leite, a goiabada, a cachaça e o famoso queijo minas.

Além de compras, o Mercado Central é um lugar de encontro da galera, nos bares e restaurantes tradicionais para saborear uma cerveja gelada, e pratos típicos da comida mineira, como a feijoada e o tradicional fígado com jiló.

Mercado Central de BH

Sobre o Mercado Central de Belo Horizonte

Inaugurado em 1929, pelo então prefeito de Belo Horizonte Cristiano Machado, o Mercado Central ocupa uma área privilegiada na região central da capital mineira.

Com o objetivo de centralizar em um único local o abastecimento da população, foram transferidas para um terreno próximo à Praça Raul Soares, as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária, criando um  centro de distribuição de alimentos e outros gêneros.

Até então conhecido como Mercado Municipal, funcionou sob administração da prefeitura até 1964, quando foi vendido para uma cooperativa formada pelos vendedores passando a ser então chamado de Mercado Central, e parceria com empresários foi construído o galpão com uma estrutura mais organizada.

Hoje, além de ser uma referência para compras dos moradores de Belo Horizonte e região, o Mercado é uma das principais atrações turísticas da cidade, atraindo milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo.

Corredores do Mercado Central de BH

O que você encontra no Mercado Central de Belo Horizonte ?

Lojas

São mais de 400 lojas pelos corredores do Mercado onde você encontra literalmente de tudo…

O que você precisa? Seja o que for, lá no Mercado Central certamente você vai encontrar…

Barracas de frutas e verduras fresquinhas, todos os tipos de ingredientes e temperos para se cozinhar em casa, os mais diversos tipos de queijos e carnes. Os tradicionais doces mineiros como a goiabada e o doce de leite.

Queijos – Mercado Central de BH

Queijos – Mercado Central de BH

Doces – Mercado Central de BH

Doces de Minas – Mercado Central de BH

No mercado você também encontra ervas para todos os tipos e gostos, que resolvem de intestino preso a impotência. Pimenta para os mais diversos tipos e sabores, vinhos e as tradicionais cachaças mineiras.

Pimentas – Mercado Central de BH

Lojas de Cachaças – Mercado Central de BH

E a diversidade não para… Lojas de artesanato, e com produtos para quem faz artesanato, cabeleireiro, floricultura, brinquedos, roupas e artigos de cozinha. Lojas de artigos religiosos e esotéricos. Lojas com os mais diversos tipos de cereais e suplementos alimentares.

Corredores Artesanatos – Mercado Central de BH

Móveis – Mercado Central de BH

Bares, Restaurantes e Lanchonetes

O que não falta no mercado são boas opções de bares, restaurantes e lanchonetes.

O local virou ponto de encontro aos finais de semana para saborear pratos típicos da comida mineira, servidos nos bares e restaurantes, e é claro muita cerveja gelada, seja nas mesas ou até mesmo nas rodas de amigos em pé pelos corredores do Mercado.

No Mercado, os visitantes encontram bares e restaurantes tradicionais da capital mineira, como o Restaurante Casa Cheia, com os premiados pratos Feijão Mexicano e o Mineirinho Valente. E a casa faz jus ao nome, e quem deseja experimentar os pratos, geralmente enfrenta filas para conseguir um lugar nos finais de semana. Mas a espera vale a pena.

Restaurante Casa Cheia

Restaurante Casa Cheia

O Bar da Lora é uma excelente opção para tomar uma cerveja gelada de pé no balcão. O bar foi campeão do Comida di Buteco 2010 com o tira-gosto “Pura Garra da Lora”. O tradicional fígado acebolado com jiló, o filé acebolado na chapa com mandioca e a carne de panela com molho de cerveja preta são alguns dos destaques do cardápio do Bar da Lora.

Bar da Lora – Mercado Central – BH

Bar da Lora – Mercado Central – BH

Para quem quer saborear uma das melhores feijoadas da cidade tem que passar no restaurante do Jorge Americano, um dos mais famosos torcedores do América Mineiro. Além da feijoada, o restaurante oferece ótimas opções de prato feito.

Para quem deseja apenas fazer um lanche rápido, há várias opções para saborear salgados, açaí, vitaminas e um bom café com pão de queijo como o Café Dois Irmãos.

Café Dois Irmãos – Mercado Central – BH

E é claro que não pode faltar o famoso e saboroso abacaxi e a melancia, servidos em pedaços na famosa Praça do Abacaxi.

Abacaxi e Melancia – Mercado Central BH

Capela

A Capela de Nossa Senhora de Fátima foi construída no Mercado Central em 1964 para abrigar a imagem da Virgem de Fátima, que ficava exposta aos visitantes.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, foi doada por uma comerciante portuguesa durante os festejos de Páscoa do Mercado, como forma de agradecimento, e desde então passou a ser a padroeira do Mercado.

Reconhecida como Capela de Nossa Senhora de Fátima pela Arquidiocese de Belo Horizonte em 1972,  passou a desenvolver na comunidade todas as atividades que compõem um trabalho pastoral paroquial.

Desde dezembro de 2009, a missa é celebrada todos os domingos às 7h na Capela do Mercado Central.

Capela de Nossa Senhora de Fátima – Mercado Central BH

Altar Capela de Nossa Senhora de Fátima – Mercado Central BH

Estacionamento

O Mercado Central conta com um estacionamento com cerca de 6,2 mil metros quadrados com cerca de 480 vagas rotativas para os clientes.

O estacionamento funciona diariamente, das 7h às 20h, e o pagamento é realizado pela fração de horas de permanência e pode ser pago em dinheiro ou cartões de débito.

Visitas Guiadas para Turistas, Moradores e Estudantes

O Mercado Central oferece aos turistas, aos belohorizontinos e a grupos escolares  um serviço de visitas guiadas por guias bilíngues, realizadas de segunda à sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h.

O passeio monitorado é realizado com grupos de até 20 pessoas por vez, e proporcional aos turistas, uma grande experiência cultural, mostrando o que há de melhor em Minas Gerais.

Para realizar a visita guiada, deve ser realizado o agendamento pelo e-mail: mercadocentral.info@gmail.com, ou pelo telefone  (31) 3277-4691.

Mais informações sobre a Visita Guiada acesse >> http://mercadocentral.com.br/visita-guiada

Confira Também: 7 Atrações Turísticas para Curtir na Pampulha em Belo Horizonte

Mais Informações Sobre o Mercado Central de Belo Horizonte

Mais Fotos do Mercado Central de BH

Clique na foto para ampliar…

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *