Museu de Ciências Naturais da PUC Minas em Belo Horizonte – Pelos Caminhos da Rota das Grutas de Peter Lund

O Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Belo Horizonte, abriga um importante acervo de zoologia, com uma coleção de paleontologia e coleções de vertebrados da fauna atual que contemplam anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

O museu é parte do projeto Rota das Grutas de Peter Lund, que promove o turismo pelos locais por onde passou o naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund.

Depois de passar pela Gruta da Lapinha e pela Gruta de Maquiné, o Blog Pelas Estradas de Minas foi conhecer o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, para compartilhar com seus leitores essa aventura no tempo em um passeio por fósseis de mamíferos, réplicas de grandes dinossauros e toda rica coleção de paleontologia do museu.

Museu de Ciências Naturais PUC Minas – Campus Coração Eucarístico

Museu de Ciências Naturais PUC Minas

Localizado no campus Coração Eucarístico Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Museu de Ciências Naturais foi criado com o objetivo de exposição e preservação do patrimônio natural, histórico e cultural do Brasil, além de ser um importante centro de educação e pesquisa nas áreas de paleontologia, zoologia e conservação da natureza.

O museu conta com uma vasta coleção da fauna brasileira atual de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, principalmente de espécies do cerrado, expostas em seus três andares que são abertos a visitação do público em geral.

Ambientes do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

O museu conta com três andares onde com exposição do seu acervo, além de uma área externa.

1º Andar: A Era dos Répteis:

A exposição “Era dos Répteis” estão expostos exemplares de uma fauna que dominou a Terra a cerca de 150 milhões de anos atrás, no período Mesozóico.
Nesse andar os visitantes encontram exemplares de dinossauros sul-americanos, pterossauros, um crânio de um crocodilo gigante, outros três crânios de jacaré-açu, da Amazônia, um esqueleto completo do jacaré do papo-amarelo, oriundo de Minas Gerais, e algumas aves típicas brasileira.

Dinossauros do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Dinossauros do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Pterossauros do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Pterossauros do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

2º Andar: Peter W. Lund: O Percurso do Naturalista | A Grande Extinção: 11 Mil Anos | O Cerrado:

Na exposição “Peter Wilhelm Lund: O Percurso do Naturalista“, os visitantes poderão conhecer um pouco sobre a história do naturalista botânico, paleontólogo e cientista dinamarquês  Peter Lund, considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil.

A exposição conta um pouco da história de Lund, mostrando os percursos e um pouco do trabalho realizado pelo naturalista em Minas Gerais, como sua passagem pelas três importantes grutas de Minas Gerais: Gruta de Maquiné, Gruta da Lapinha e a Gruta de Rei do Mato.

Peter Wilhelm Lund: O Percurso do Naturalista – Museu de Ciências Naturais

Objetos Peter Wilhelm Lund – Museu de Ciências Naturais – PUC Minas

A exposição “A Grande Extinção – 11 mil Anos“, tem como objetivo retratar o panorama da fauna do país no período Pleistoceno (época da Era Cenozoica e do Período Quaternário), há cerca de 1,8 milhões de anos, quando surgiu o homem.

Um dos destaques da exposição é o fóssil completo da preguiça gigante, além fósseis como do mastodonte, toxodonte, tatu gigante, tigre-dentes-de-sabre, macaco Protopithecus, dentre outros.

Fóssil Preguiça Gigante – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Tatu Gigante – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Já na exposição O Cerrado, retrata a Vida no Cerrado exemplificando o amanhecer do cerrado, o dia, o crepúsculo e a noite, com a fauna e flora típicas desse ambiente, com a exposição de animais encontrados a cada hora do dia, além de plantas típicas desse ambiente.

Exposição O Cerrado – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Exposição O Cerrado – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

3º Andar: Vida na Água | Fauna Exótica:

Nas exposições “Vida na Água e Fauna Exótica“, podem apreciar uma imensa variedade da fauna do meio aquático, como exemplares de conchas de moluscos, outros invertebrados, e seres mais complexos, como baleias e golfinhos. E a exposição de uma fauna que não ocorre no Brasil, como elefantes asiáticos e africanos, rinocerontes e antílopes.

Um dos destaques deste andar é o corpo do Idi Amin, famoso gorila que habitou o zoológico de Belo Horizonte. O gorila está exposto ao lado de Cleópatra, outra gorila, que também veio do zoológico. Também estão expostos os esqueletos dos elefantes Joca e Margarete, também vindos do zoológico de BH.

Gorila Idi Amin – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Exposição Fauna Exótica – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Exposição Vida na Água – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Área Externa do Museu de Ciências Naturais PUC Minas:

Na área externa do museu, os visitantes encontram o Jardim de Borboletas, a Estação Climatológica Educativa, a Mata da PUC (acesso restrito) e a Sala Futura, criada em parceria com o Canal Futura com o objetivo de oferecer à comunidade acesso gratuito a conteúdos educativos, socioambientais, de lazer e cidadania, com um acervo audiovisual produzido pelo Canal Futura.

Também no lado externo os visitantes encontram uma vasta área que permite às crianças recreação e interação com a natureza, e atividades educativas.

Nos períodos de férias, o museu desenvolve programações especiais para crianças, como explorações guiadas ao museu, trilha guiada na mata, pesquisador mirim, oficinas variadas e jogos interativos.

Área para recreação – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Jardim do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Visitas Guiadas ao Museu de Ciências Naturais PUC Minas

O museu oferece visitas guiadas onde monitores acompanham os grupos pelo museu com explicações sobre o acervo, e informações sobre o período e regiões onde habitavam e foram encontrados os fósseis.

Os monitores são universitários da PUC das áreas de Ciências Biológicas, História, Filosofia e Pedagogia. Estes são muito bem preparados e educados para receber os visitantes.

O passeio não necessariamente é realizado com o guia, mas recomendamos muito o passeio guiado, principalmente para quem estiver acompanhado de crianças.

Para visitas em grupos (excursões escolares, por exemplo) o ideal é entrar em contato com antecedência e agendar com a administração.

Dinossauro – Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Informações sobre Museu de Ciências Naturais PUC Minas

Segue algumas informações importante e necessárias para quem deseja conhecer o Museu de Ciências Naturais PUC Minas

Horário de Funcionamento:

  • De terça a sábado, das 9h às 17h, e às quintas até as 21h.

Endereço / Localização:

  • Avenida Dom José Gaspar, 290, Bairro Coração Eucarístico, Campus PUC Minas, CEP: 30535-901, Belo Horizonte, Minas Gerais

Ingressos:

  • É cobrado uma taxa de R$ 10,00 pela visitação.
  • Menores de 4 anos são isentos. De 4 a 12 anos e maiores de 60 anos pagam R$5,00.
  • Os pagamentos podem ser realizados com cartões Visa e MasterCard.

Mais Informações:  

Mais Fotos do Museu de Ciências Naturais PUC Minas

Clique nas fotos para ampliar…

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *