Parque Estadual Serra Verde em Belo Horizonte – Trilha dos Bichos

O Parque Estadual Serra Verde em Belo Horizonte traz aos moradores de BH e da região metropolitana, assim como aos turistas que visitam a região, uma ótima opção de passeio junto à natureza através das trilhas do parque.

O Parque criado para conservar uma importante área verde da capital mineira, realiza trabalhos de recuperação do ecossistema, e proporciona à população lazer, cultura, turismo e  educação ambiental, com projetos como as trilhas guiadas, um passeio gratuito pelas trilhas e mirantes da Serra Verde.

O Blog Pelas Estradas de Minas foi conferir essa opção de turismo ecológico em Belo Horizonte, em um passeio na Trilha dos Bichos para conhecer o Parque Serra Verde e as belas borboletas que habitam o parque.

Parque Estadual Serra Verde em Belo Horizonte – Trilha da Mata

Sobre o Parque Estadual Serra Verde em Belo Horizonte

O Parque Estadual Serra Verde (PESV) está localizado em Belo Horizonte – Minas Gerais, e é o segundo maior parque da capital, menor apenas que o Parque Municipal das Mangabeiras.

Localizado em uma área importante para a preservação de nascentes, animais e plantas, o Parque tem como principal objetivo conservar um fragmento florestal da região, contribuindo para a recuperação do ecossistema, a cultura, o lazer e o turismo, além de proporcionar educação ambiental e melhoria na qualidade de vida da população.

O Parque possui diversas nascentes que são fundamentais para o abastecimento da região e para a Bacia do Rio das Velhas, além de ajudar na preservação da área de recarga do lençol freático, favorecendo infiltração das águas e mitigando enchentes da cidade.

Entrada da Sede do Parque Estadual Serra Verde

Trilhas do Parque Estadual Serra Verde

Passeios Guiados no Parque Estadual Serra Verde

O PESV possui uma sede administrativa e oferecem atividades de pesquisa, integração com seu entorno, educação e interpretação ambiental, que podem ser realizadas através de agendamento.

Um dos principais atrativos do parque são as trilhas que acontecem por meio de agendamentos, e tem como principal objetivo divulgar conhecimentos sobre animais, plantas e recursos naturais preservados pelo parque.

O Parque oferece  trilhas guiadas uma vez por mês, geralmente aos sábados, sendo que a cada mês é realizada uma trilha diferente, abordando temas sobre o parque e sua área de atuação. As trilhas são opções gratuitas de lazer, aventura e aprendizado junto à Natureza para toda a família.

Placas de Trilhas do Parque Estadual Serra Verde em BH

Parque Estadual Serra Verde em BH – Rastros de Animais

Algumas trilhas realizadas: Trilha Noturna, Trilha dos Rastros, Trilha das Águas, Trilha Trekking, Trilha do Solo e Trilha dos Bichos.

Outro atrativo do parque são os mirantes, sendo pelo menos 4 pontos onde é possível contemplar a cidade de Belo Horizonte e região metropolitana, além de alguns pontos marcantes como a Serra da Piedade, Serra do Curral e a Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Parque Estadual Serra Verde – Trilhas Guiadas

Parque Estadual Serra Verde – Trilhas Guiadas

Parque Estadual Serra Verde – Trilhas Guiadas

O calendário das trilhas gratuitos promovidas pelo Parque é divulgado nas redes sociais do PESV:

Trilha dos Bichos – Parque Estadual Serra Verde

O Blog Pelas Estradas de Minas visitou o Parque Estadual Serra Verde na programação da Trilha do Bichos que teve como tema “Borboletas do PESV”.

Em um passeio de cerca de três hora de duração pelas trilhas do parque, o objetivo era conhecer as belas borboletas que habitam o parque e conhecer um pouco mais sobre a vida das borboletas.

O passeio é realizado com os guias André e Miguel, que são funcionários do parque, e sempre acompanhado de algum especialista no tema da trilha. Nosso passeio foi acompanhado da Marina, pós-doutoranda em Biologia, especialista em borboletas e membro da Rede de Pesquisa e Conservação de Lepidópteros de Minas Gerais (RedeLep-MG).

Instruções de Guias no Parque Estadual Serra Verde em BH

Durante o passeio os guias e a Marina vão passando informações e curiosidades sobre as borboletas, e apresentando aos visitantes as espécies que habitam o Parque Serra Verde.

Também está incluído na programação da trilha uma pausa para lanche (cada visitante deve levar seu lanche e água) debaixo de um pé de ingá onde os visitantes podem tirar dúvidas sobre o tema ou sobre o parque, além de ser oferecidas atividades para as crianças que participam da caminhada.

Pausa para lanches durante trilha no Parque Estadual Serra Verde em BH

Borboletas do Parque Serra Verde em BH

Borboletas do Parque Serra Verde em BH

Borboletas do Parque Serra Verde em BH

Borboletas do Parque Serra Verde em BH

Borboletas do Parque Serra Verde em BH

Borboletas do Parque Serra Verde em BH

Aranha do Parque Serra Verde em BH

Aranha do Parque Serra Verde em BH

Curiosidades do Parque Estadual Serra Verde

No parque foi plantada a última árvore do grande nome da arquitetura brasileira Oscar Niemeyer.

Em 2008 o arquiteto Oscar Niemeyer fez o plantio da árvore no Parque Serra Verde, quando deu início a construção de mais uma de suas grandes obras, o Centro Administrativo de Minas Gerais.

Desde então não há conhecimento de outra árvore plantada por Niemeyer que faleceu em 2012, aos 104 anos.

Parque Estadual Serra Verde – Árvore Oscar Niemeyer

Parque Estadual Serra Verde – Árvore Oscar Niemeyer

Parque Estadual Serra Verde – Árvore Oscar Niemeyer

Como chegar ao  Parque Estadual Serra Verde

A sede do Parque Estadual Serra Verde está localizado ao lado da Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Para quem sai do centro de Belo Horizonte, deve seguir a Av. Cristiano Machado até a MG-10 (sentido Aeroporto de Confins). Na  MG-10 basta pegar a saída sentido Cidade Administrativa do Estado (CA)  pela direita, pegando o túnel de acesso.

O acesso ao parque também pode ser realizado através de linhas do transporte público que saem de diversos pontos da cidade, sentido à Cidade Administrativa.

Informações para contatos:

  • IEF – Sede Administrativa do Parque Estadual Serra Verde
  • Rua da Cavalariça, 99 – Serra Verde – CEP 31.630-363 – Belo Horizonte – MG
  • Telefone: (31) 3455-5266
  • E-mail: peserraverde@meioambiente.mg.gov.br


Parque Serra Verde em BH

Trilhas do Parque Serra Verde em BH

Trilhas do Parque Serra Verde em BH

#FicaADica

  • Não esqueça de levar garrafas com água;
  • Leve lanches, pois não há lugar com venda de alimentos na região;
  • Vá de calçados fechados, calça comprida e chapéu/boné;
  • Para caminhadas durante o dia, não esqueçam de passar protetor solar;
  • Uso de repelentes também podem ser úteis;
  • Fiquem atentos ao Facebook do parque, onde são divulgados eventos do parque: https://www.facebook.com/PESerraVerde/

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *