Santa Bárbara – Atrações Turísticas na Cidade Histórica de Minas Gerais | Conheça a Cidade do Mel no Circuito do Ouro

Santa Bárbara é uma importante cidade histórica de Minas Gerais, traçada por muitas histórias do ciclo do ouro, conta com diversas atrações turísticas.

As atrações vão de passeios pelas belas igrejas históricas, belos casarões do período colonial, estação ferroviária, museu e o tradicional mel Santa Bárbara, além das diversas opções nas cidades da região.

O Blog Pelas Estradas de Minas trás um pouco de informações sobre a cidade e algumas dicas de turismo, hospedagem e atrações para quem deseja conhecer a cidade e a região.

Casa em Miniatura em Santa Bárbara – MG

Sobre Santa Bárbara

Fundada em 1704 por bandeirantes paulistas durante o período de exploração do ouro em Minas Gerais, a cidade de Santa Bárbara preserva uma paisagem bucólica, traçada pelas histórias do ciclo do ouro.

Localizada a 98 Km de Belo Horizonte, Santa Bárbara é considerada uma das portas de entrada para a Reserva Particular do Patrimônio Natural – Santuário do Caraça que  preserva traços marcantes da história de Minas com suas igrejas, casarios e telhados coloniais, do século XVIII.

Integrante do Circuito do Ouro de Minas Gerais, a Cidade Histórica de Santa Bárbara faz parte do Caminho dos Diamantes da Estrada Real.

A cidade conhecida pelo tradicional mel Santa Bárbara, também é a terra natal do ex-presidente Afonso Pena.

Grupo Escolar Afonso Pena em Santa Bárbara – MG

Turismo em Santa Bárbara

Situada em uma região que oferece diversos atrativos turísticos, a cidade de Santa Bárbara é uma importante cidade histórica de Minas Gerais, e preserva seu patrimônio histórico oferecendo ótimas opções de turismo aos seus visitantes.

O Blog Pelas Estradas de Minas passou pela bela cidade Histórica de Santa Bárbara e lista algumas atrações turísticas para curtir na cidade.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Localizada na Praça Cleves de Faria, a Igreja Matriz de Santo Antônio é considerada uma das mais belas igrejas setecentistas de Minas Gerais, apresentando uma notável harmonia de talha, ornamentos e pinturas.

A igreja construída por volta de 1724 é tombada pelos IEPHA, IPHAN e Conselho Municipal, destaca-se pelas pinturas do Mestre Athayde que decoram o teto e as laterais da capela mor, como a pintura da Ascensão de Cristo no forro da capela e a pintura da Assunção a Nossa Senhora no teto da nave.

A Igreja Matriz de Santo Antônio não cobra taxas de visitação, que podem ser realizadas de terça a domingo.

Igreja Matriz de Santo Antônio – Santa Bárbara – MG

Igreja Matriz de Santo Antônio – Santa Bárbara – MG

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Localizada no Centro Histórico da cidade, a  Igreja Nossa Senhora do Rosário também conhecida como Capela Rosário dos Negros, teve sua construção iniciada em 1756, tendo como características, seu interior com piso de tabuado corrido todo restaurado e os corredores em lajes de pedras.  

Durante anos, por imposição do Vaticano, as celebrações eram realizadas nesta capela apenas para negros, mulatos e mestiços.

De acordo com a lenda, o padre Lucindo de Souza Coutinho, que morava no casarão onde hoje é a Casa da Cultura, utilizava de um túnel cavado por escravos fugidos para se deslocar de casa para a igreja longe dos olhares da população.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Negros é aberta à visitação gratuita.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Negros – Santa Bárbara – MG

Prédio da Cadeia Antiga

O prédio inaugurado em 1900, foi construído para ser a Casa da Câmara e Cadeia, porém nele funcionou como Fórum e Cadeia Pública, sendo desativado em 1999, quando presos atearam fogo no local.

O prédio localizado próximo a Igreja Matriz, passa por um processo de restauração e nele será implantado um Centro de Informações Turísticas, interligando as cidades históricas, além do Museu Antoniano, com histórias de Santo Antônio, e uma cafeteria.

Ao Prédio da Antiga Cadeia de Santa Bárbara em Minas Gerais

Antiga Estação de Santa Bárbara

Inaugurada em 1912 pela Central do Brasil, a Estação de Santa Bárbara foi por muitos anos um importante ramal da linha que liga Belo Horizonte à cidade de Vitória no Espírito Santo.

A linha foi desativada em 1997, quando recebeu sua última viagem de passageiros. A rota atual foi desviada pela companhia responsável com o intuito de reduzir o tempo de viagem. O prédio abriga atualmente o projeto Estação da Música.

Antiga Estação de Santa Bárbara

Memorial Afonso Pena

Na casa onde nasceu o ex-presidente da República, Affonso Augusto Moreira Penna, hoje sedia o Memorial Affonso Penna, inaugurado em junho de 2009 após passar por algumas restaurações e intervenções.

A casa é uma residência típica do período colonial, com características arquitetônicas do século XVII. No memorial, os visitantes podem conferir jornais com a trajetória política do presidente, além de livros, quadros e objetos pessoais do presidente.

O Memorial Affonso Penna é aberto à visitação e tem acesso gratuito.

Memorial Affonso Penna em Santa Bárbara – MG

Memorial Affonso Penna em Santa Bárbara – MG

Casa do Mel de Santa Santa Bárbara – Loja do Mel

Conhecido nacionalmente pela qualidade do mel Santa Bárbara, a cidade tem como uma das principais atividades econômicas a apicultura.

Com o intuito de mostrar aos visitantes sobre a cultura do mel, a Prefeitura restaurou uma casa típica do século XVIII e nela inaugurou a Casa do Mel em junho de 2007.

Casa do Mel é aberta à visitação de forma gratuita, sendo a casa dividida em três partes:

  • Cozinha do mel: um espaço para cursos permanentes de culinária ligada ao mel.
  • Colmeia: um roteiro estruturado com condutores treinados, capazes de mostrar de forma criativa todo o processo do mel, desde a história das abelhas, passando pelas colmeias até chegar ao posto de beneficiamento.
  • Loja do Mel: espaço terceirizado, destinado à exploração de uma loja que comercializa produtos ligados ao mel, material alusivo à Casa do Mel ou ao processo de produção.

Casa do Mel em Santa Bárbara – MG

Loja do Mel

  • Endereço: Rua Domingos Pena, 131 
  • Contato: (31) 3832-3419 | 99783-2537 | meldaregiao@gmail.com

Produtos comercializados na Loja do Mel em Santa Bárbara – MG

Onde Hospedar em Santa Bárbara

A cidade conta com ótimas opções de hotéis. Em nossa recente passagem pela cidade, ficamos hospedados no Hotel Florenza que está localizado no centro da cidade, e conta com uma excelente infra estrutura e ótimos quartos.

No hotel os hóspedes contam com restaurante, lanchonete, estacionamento, capela, sala de convenções, piscina, sala de jogos e quadra de squash. O hotel tem um ótimo custo benefício, além de ótimo café da manhã e excelente atendimento. Informações de contato do Hotel Florenza.

Hotel Florenza em Santa Bárbara – MG

Outras opções de hotéis:

Hotel Líder

Também já hospedamos Hotel Líder em outra ocasião. É uma ótima opção com bom custo benefício e ótima localização.

Athens Palace Hotel

Pousada Caminho da Serra

Hotel Quadrado

Hotel Quadrado em Santa Bárbara – MG

O que fazer na Noite de Santa Bárbara

Em Santa Bárbara há diversas opções de bares e restaurantes para aproveitar a noite. Há opções de restaurantes de comida mineira, pizzarias e cantinas italiana, além de barzinhos para petiscos e bebidas.

Para quem procura um ambiente tranquilo e familiar, seja para reunir com amigos para um bate papo ou até um ambiente mais romântico e aconchegante, uma ótima opção é o Bar da Estação.

Além de um cardápio variado para comidas, petiscos, bebidas e sobremesas, o Bar da da Estação tem ótima infra estrutura e um ótimo atendimento. #Recomendo.

Festas e Eventos para curtir em Santa Bárbara

A cidade de Santa Bárbara possui alguns eventos que atraem diversos visitantes a cidade, dentre os mais tradicionais e conhecidos estão a Exposição Agropecuária e Torneio Leiteiro, Cavalhada de Brumal, Festa do Padroeiro Santo Antônio e a Semana Santa, que conta com a apresentação do grupo Âncora Companhia de Teatro.

Para mais informações sobre os eventos, acesse o o site da Prefeitura de Santa Bárbara: http://www.santabarbara.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/festas-tradicionais/6518

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Negros – Santa Bárbara – MG

O que fazer na Região de Santa Bárbara

A cidade de Santa Bárbara está localizada em uma região com diversas opções turísticas que atraem visitantes durante todo o ano. Confira algumas sugestões:

  • Complexo Santuário do Caraça: composto pelo Santuário, com igreja em estilo neogótico do Brasil e vitrais franceses, museu e biblioteca e pelo Parque Natural, com trilhas e cachoeiras;
  • Distrito de Cocais: a bela vila de Cocais é repleta de opções para quem busca tranquilidade, segurança, bem estar e aventuras junto à natureza.  Clique Aqui e Conheça…
  • Sítio Arqueológico Pedra Pintada: situado no distrito de Cocais, o sítio  guarda um tesouro natural com registros da presença humana na Região Central de Minas Gerais. Clique Aqui e Conheça…
  • Bicame de Pedras: localizado na cidade de Catas Altas o Aqueduto Bicame de Pedra foi construído por escravos em 1792, para captar água da Serra do Caraça até Brumado, onde o ouro era extraído e lavado.

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *