Passeio de Maria Fumaça São Lourenço x Soledade de Minas – Trem das Águas no Sul de Minas

O passeio de trem a bordo da maria fumaça é um atrativo turístico que não pode faltar para quem vai a cidade de São Lourenço no Sul de Minas Gerais.

No Trem das Águas, o passeio é realizado entre as cidades de São Lourenço e Soledade de Minas, no Circuito das Águas, na Locomotiva 1424 fabricada em 1927, pelas montanhas às margens do Rio Verde.

O Blog Pelas Estradas de Minas realizou o passeio durante nossa passagem pela cidade de São Lourenço, e trás algumas informações e dicas para quem deseja conhecer a cidade e fazer o passeio de trem.

Estação de São Lourenço – MG

Sobre a Cidade de São Lourenço – MG

Uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais, São Lourenço está localizada no Sul de Minas e integra o Caminho Velho da Estrada Real.

A cidade atrai diversos turistas devido as suas estâncias hidrominerais do Parque da Águas de São Lourenço, e conta com diversos outros atrativos como: Passeio de Balão, Rota do Café, Teleférico, Fazendas de culinária mineira e o tradicional Passeio de Maria Fumaça.

Confira também:

Sobre Soledade de Minas

A aconchegante e pacata cidade de Soledade de Minas, possui pouco mais de 6 mil habitantes e está localizada a cerca de 13 quilômetros de São Lourenço.

Além da Estação de Soledade de Minas, onde está situado o Centro Municipal de Artesanato, destino do Trêm da Águas, a cidade também é referência na produção de queijos, onde se destaca a fábrica Val Di Fiemme, com seus inigualáveis queijos finos de ovelha.

Soledade de Minas

Sobre o Trem das Águas – São Lourenço x Soledade de Minas

O Trem das Águas é o passeio de trem realizado pela Regional Sul de Minas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Em um percurso de 10 km, o Trem das Águas tem como trajeto o trecho compreendido entre a Estação de São Lourenço (KM 80 da ferrovia Minas & Rio) e a estação de Soledade de Minas (no KM 90 da ferrovia), totalizando o passeio em 20Km (ida e volta).

O passeio é realizado a bordo da Locomotiva 1424, de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, com o tipo Mikado rodagem 2-8-2 (duas rodas guias, oito rodas de tração e mais duas rodas guias na parte traseira), foi fabricada em 1927.

Locomotiva 1424 – Maria Fumaça São Lourenço – MG

O Passeio de Trem – Maria Fumaça entre São Lourenço e Soledade de Minas

O ponto de partida é a Estação de São Lourenço, que foi construída em 1925 e totalmente recuperada, adequando sua infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação.

Na Estação São Lourenço, os visitantes podem conhecer alguns objetos antigos como sinos e a Locomotiva 8, pequena locomotiva que fica em exposição na estação.

Locomotiva 8 – Manuela – Estação de São Lourenço – MG

A diversão já inicia na estação, onde os visitantes são recepcionados pelos músicos locais que acompanham o passeio com violas, sanfonas e muitas modas de viola.

Quando a Locomotiva 1424 apita anunciando o início do passeio, a maria fumaça sai com muita festa dos turistas a bordo de seus vagões.

A maria fumaça segue os trilhos passando por belas paisagens e atrativos como o aeroporto de São Lourenço e a pequena estação Parada Ramon.

Estação Parada Ramon – São Lourenço – MG

Em seguida, adentra as montanhas às margens do Rio Verde, até a Estação de Soledade, construída em 1884 e recuperada em 2015, pela ABPF.

Chegando na estação de Soledade, os visitantes são recebidos pelos comerciantes com muita festa.

A parada na Estação Soledade de Minas, dura em torno de trinta minutos, tempo para os turistas desfrutarem da feira de artesanatos e de quitutes locais como doces, pastéis, pão de queijo, salgados, caldo de cana, sucos e um bom cafezinho.

Estação Soledade de Minas

Centro Municipal de Artesanato – Soledade de Minas

O trem retorna para a Estação São Lourenço, onde estão expostas barraquinhas com artesanatos, além de lojinhas para compras e degustação de cachaças e vinhos.  

Durante todo trajeto, os músicos fazem a animação dos vagões ao som de muita moda de viola e música caipira, em troca de gorjetas no fim do passeio.

Músicos animam o passeio de Maria Fumaça São Lourenço – MG

O trem circula por um total de 20 quilômetros, sendo o passeio com duração total de duas horas, que inclui todo o trajeto de São Lourenço à Soledade de Minas, parada em Soledade para visitação e retorno à São Lourenço.

Estação Soledade de Minas – Passeio Maria Fumaça São Lourenço

Preços do Passeio de Trem – Maria Fumaça São Lourenço

Os ingressos para o passeio são vendidos na própria estação, ou podem ser adquiridos através de reserva por e-mail ou telefone.

Preço dos passeio de trem – maria fumaça em São Lourenço (valores de dezembro de 2017):

  • Classe turística: R$65,00
  • Classe especial:  R$85,00

Na classe especial tem-se bancos estofados e degustação de produtos locais, como, por exemplo queijos, doces, cachaças e etc. Observação: É degustação mesmo… 🙂

Maria Fumaça São Lourenço x Soledade de Minas

Mais Informações Sobre o Passeio de Trem em São Lourenço

Os passeios ocorrem nos finais de semana, feriados e vésperas de feriados, sendo que nos feriados a programação de feriados é sujeito a confirmação.

  • Sábados: partida às 10:00hs, chegando de volta às 12:00hs ou partida às 14:30hs, chegando de volta às 16:30hs
  • Domingos: partida às 10:00hs, chegando de volta às 12:00hs
  • Site: http://www.tremdasaguas.tur.br
  • Email: tremdasaguas@abpf.com.br
  • Reservas por e-mail: reservas@tremdasaguas.tur.br
  • Telefone: 3332-3011 (horário comercial e finais de semana)
  • Endereço Estação São Lourenço: R. Heitor Modesto, 615

Estação São Lourenço – Estrada Real

#FicaADica para Curtir o Passeio de Maria Fumaça em São Lourenço

  • No período de férias e fim de semana de feriados, a dica é realizar a reserva para garantir o passeio;
  • Na classe especial, os itens servidos realmente é apenas uma degustação. São servidos queijo, salaminho, cachaça e vinho;
  • Para quem vai de carro, há estacionamento ao redor da estação. Porém não deixe para chegar em cima da hora, pois não vão encontrar lugar perto da estação;

Vem com a Gente #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *