Trilha Manancial Catarina – Parque Estadual da Serra do Rola-Moça – Projeto Nova Lima Entre Trilhas / Circuito Jardim Canadá

A Trilha Manancial Catarina faz parte do Circuito Jardim Canadá do projeto Nova Lima Entre Trilhas, criado pela Prefeitura de Nova Lima em Minas Gerais.

O projeto que tem como objetivo promover o ecoturismo, a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, através de caminhadas pelas trilhas do município, levou nesta edição os visitantes para conhecer o Manancial Catarina, no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.

O Blog Pelas Estradas de Minas participou da 8ª edição do projeto, como convidado da equipe de apoio e trazemos aos nossos leitores informações do projeto, a nossa experiência nesta etapa do circuito, e um pouco sobre um dos mais importantes mananciais da região metropolitana de Belo Horizonte.

Projeto Nova Lima Entre Trilhas – Manancial Catarina / Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Projeto Nova Lima Entre Trilhas

O Projeto Nova Lima Entre Trilhas foi criado pela Prefeitura da cidade de Nova Lima em Minas Gerais, onde oferecem circuitos com caminhadas pelas trilhas do município de forma gratuita, com equipe de apoio e guias especializados, promovendo o ecoturismo, a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Nossa primeira experiência com o projeto foi na participação do Circuito Macacos / Trilha Marumbé, onde recebemos nosso primeiro carimbo no passaporte de “Caminhante do Nova Lima Entre Trilhas”.

Para mais informações acesse o nosso artigo: Nova Lima Entre Trilhas – Circuito Macacos / Trilha Marumbé, ou entre em contato com Departamento de Turismo da Prefeitura de Nova Lima.

Projeto Nova Lima Entre Trilhas – Instruções Guias

Sobre Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado, sendo o terceiro maior parque em área urbana do país.

Com cerca de 3 941,09 ha de área, seu território está distribuído entre os municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. O parque abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital mineira.

Para realização de atividades monitoradas (trilhas, mananciais, cachoeiras e viveiros) é necessário agendamento prévio.

Mais informações no site do IEF: http://www.ief.mg.gov.br/component/content/198?task=view

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Sobre a Manancial Catarina

Situado no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, o Manancial Catarina é um reservatório com água cristalina, sendo uma das mananciais mais importantes da região.

O Manancial Catarina, também conhecido como “Copo d’Água”, está localizado em uma Área de Proteção Especial do Governo Estadual, com o objetivo de manter a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da região metropolitana de Belo Horizonte.

O local vem sendo utilizado para educação ambiental por empresas como COPASA. As visitas devem ser agendadas junto aos administradores do parque, sendo estas acompanhadas por profissionais do parque.  

Manancial Catarina – Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Nova Lima Entre Trilhas – Circuito Jardim Canadá / Trilha Manancial Catarina

A 8ª edição do projeto “Nova Lima Entre Trilhas” foi com o Circuito Jardim Canadá / Manancial Catarina, realizado dia 23/07/2017 no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, com uma caminhada pelas estradas do parque que levam até a barragem do manancial.

A Trilha Manancial Catarina tem um percurso de pouco mais de 8 km de distância com nível moderado de dificuldade, com características de descidas no trajeto de ida e subidas na volta.

O evento começou às 8hs com concentração na Praça Quatro Elementos, no Jardim Canadá, onde a equipe do projeto recebeu os participantes para passar as instruções para a caminhada, apresentação da equipe de apoio e um animado alongamento para aquecimento.

Projeto Nova Lima Entre Trilhas – Alongamento para Trilha Manancial Catarina

Após instruções, os tradicionais alongamentos, orações e agradecimentos, a caminhada inicia pelas ruas do bairro, seguindo até a entrada do parque.

O trajeto até a barragem da Manancial Catarina é de caminhada por uma estrada de terra, sendo boa parte de descidas, com belas vistas para serras e montanhas do parque.

Circuito Jardim Canadá / Trilha Manancial Catarina – Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Circuito Jardim Canadá / Trilha Manancial Catarina – Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Circuito Jardim Canadá / Trilha Manancial Catarina – Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

A caminhada segue até a barragem da manancial onde os visitantes podem acessar as passarelas para apreciar a linda paisagem das águas cristalinas com uma linda lagoa azul.

Durante todo passeio uma guia do IEF que acompanha o grupo, passa informações sobre a fauna, flora e curiosidades da região.

Barragem Manancial Catarina – Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Barragem Manancial Catarina – Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Barragem Manancial Catarina – Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Ainda na barragem os caminhantes podem aproveitar para um rápido lanche e um descontraído bate papo até a retomada da caminhada.

O retorno é pelo mesmo trajeto da ida, sendo o percurso em sua maioria de subidas pela estrada de terra até a saída do parque.

Além das belas serras e montanhas, os caminhantes também podem apreciar um pouco da flora da região com belas árvores e flores na beira da estrada.

Trilha Manancial Catarina – Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Trilha Manancial Catarina – Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

A caminhada termina com retorno à Praça Quatro Elementos, no Jardim Canadá.

Após conclusão, os interessados puderam participar, junto aos monitores do projeto de uma visita guiada à Cervejaria Küd.

Durante a visita um de seus fundadores apresentou aos visitantes as instalações da cervejaria, explicando o processo de produção e os tipos de cervejas produzidas pela Cervejaria Küd.

Após visita os interessados podem consumir os produtos no bar dentro da cervejaria.

Visita Guiada à Cervejaria Küd – Jardim Canadá – Nova Lima

Visita Guiada à Cervejaria Küd – Jardim Canadá – Nova Lima

#FicaADica #PelasEstradasDeMinas

  • Fiquem de olho no Facebook da Prefeitura de Nova Lima para não perder a data das etapas https://www.facebook.com/prefeituradenovalimaoficial
  • Para caminhadas sempre utilizem roupas leves e calçados confortáveis;
  • Leve garrafinhas com água, e lanches leves (sugestões: biscoitos, barras de cereal e frutas);
  • Ajude na preservação de nossa natureza, não deixe seu lixo pelas trilhas, leve para casa.

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *