Turismo pelas Minas Gerais

Com um relevo de planaltos, picos e serras, Minas Gerais possui uma vasta variedade de circuitos turísticos voltados para o ecoturismo e turismo de aventuras, devido a grande quantidade de grutas, cavernas, rios, lagos naturais e artificiais e pela sua riqueza da fauna e flora, assim como o turismo rural, onde o estado possuem diversos empreendimentos voltados para o segmento.

No lado cultural, histórico e religioso, Minas Gerais oferece visitações às cidades históricas, com diversos museus, belas igrejas e espaços culturais em cidades importantes na história do Brasil como Ouro Preto e Mariana. Minas conta com diversos circuitos turísticos como o Circuito da Estrada Real, com o caminho percorrido pelo ouro, caminho esse trilhados pelos colonizadores durante a descoberta do ouro em Minas Gerais, por onde transportavam as riquezas e mercadorias até o Rio de Janeiro.

E é claro não podemos deixar de destacar a gastronomia mineira com suas famosas culinárias regionais. Com sua origem indígena, e com a influência dos desbravadores paulistas e dos escravos africanos, a culinária mineira é um atrativo a parte no turismo mineiro. Como resistir a um feijão tropeiro, a um franguinho com angu preparado em um tradicional fogão a lenha. Que tal um belo café da manhã com um típico cafezinho mineiro e um tradicional pão de queijo. Ou uma sobremesa regrada de queijo mineiro e goiabada, e um saboroso doce de leite.  

Se aqui vier encontrará a felicidade.
Venha para as montanhas e sinta à liberdade.
Venha e sinta a brisa e a paz que ela traz.
Venha que você irá apaixonar-se por Minas Gerais.

Venha pra Minas Gerais – Marco Casagrande

Pão de Queijo e Café Mineiro

História de Minas Gerais

Ocupado até o seculo XVI por povos indígenas, o território de Minas Gerais passou a ser desbravado pelos portugueses a partir do final do século XVII, que motivados pelas lendas de possíveis riquezas embrenhavam pelas matas partindo da Bahia e de São Paulo em busca de ouro, pedras preciosas e escravos índios.

Com a descoberta das jazidas de ouro e com a exploração da grande riqueza mineral, Minas Gerais tornou-se  uma das principais fontes de riqueza dos portugueses. O nome do estado provem da grande riqueza mineral e a vasta variedade de minas descobertas pelo colonizadores.

A primeira vila fundada foi a Vila do Ribeirão do Carmo, que passou a categoria de cidade em 1945, sendo a primeira cidade e também a primeira capital do estado de Minas Gerais e seu nome passou a ser Mariana, em homenagem à rainha dona Maria Ana d’Áustria.

Foto Histórica da cidade de Mariana – MG

Foto: http://camarademariana.mg.gov.br/mariana

Um pouco mais sobre Minas…

Localizado na região sudeste do Brasil, Minas é o quarto maior estado em área territorial e é subdividido em 853 municípios. É o segundo em quantidade de habitantes, estimada em 20.869.101 habitantes (IBGE 2015).

Terceiro maior produto interno bruto do Brasil, Minas tem como seus principais produtos oriundos das atividades de mineradoras. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, concentra boa parte das atividades econômicas do estado, devido a concentração de grandes indústrias e de grandes empresas nacionais e multi nacionais instaladas na região. O estado destaca-se pelas sua notável infraestrutura, e pela grande quantidade de usinas hidroelétricas e a maior malha rodoviária do país.

O estado também se destaca no setor agropecuário, sendo o principal produtor de café e um dos principais produtores de cana-de-açúcar, milho, soja e feijão. E na pecuária, se destaca como o maior produtor de leite, além de se destacar na criação de bovinos, suínos e frangos.

Fontes:

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *