Que tal um Caminho Religioso Pelas Estradas de Minas Gerais?
Com fortes tradições religiosas, imponentes construções do período colonial e belas igrejas históricos, o estado de Minas se destaca no turismo religioso e atrai muitos turistas e peregrinos em suas rotas religiosas.
O Blog Pelas Estradas de Minas listou três dicas de rotas de Caminho Religioso para peregrinos em Minas Gerais.
CRER – Caminho Religioso da Estrada Real
O Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) é a maior rota de turismo religioso do Brasil e abrange 38 municípios, sendo 32 mineiros e 06 paulistas.
Criado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), em parceria com o Instituto Estrada Real (IER), a rota liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade em Caeté – MG, ao Santuário Nacional de Aparecida – SP.
Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, da França à Espanha, o CRER foi criado com o objetivo desenvolver e estruturar o segmento de turismo religioso em Minas Gerais.
Todo trajeto conta com uma boa estrutura, placas informativas e totens indicativas, sendo possível realizar o percurso a pé, de bicicleta, a cavalo ou 4 x 4 Off Road, podendo ser realizado nos dois sentidos.
Os peregrinos podem registrar em um passaporte as cidades por onde passou, através de carimbos nos pontos de apoio, e ao final receber um certificado de conclusão do Caminho Religioso da Estrada Real.
Mais Informações: Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) – Maior Rota de Turismo Religioso do Brasil
Rota Nos Passos de Dom Viçoso
A Rota “Nos passos de Dom Viçoso” é um trajeto de 88km partindo do Santuário do Caraça até Cartuxa em Mariana – MG, percorrendo pelo caminho trilhado por Dom Viçoso em sua missão de fé.
Dom Viçoso foi o 7º bispo de Mariana onde dirigiu a Diocese por 29 anos. Fundador do Colegio do Caraça, o educador atuou na conscientização do povo mineiro contra a escravidão e pela preservação das matas.
Dom Viçosa faleceu em 07 de julho de 1875, quando já era considerado santo pelo povo que o amava muito, e hoje está em processo de beatificação.
A rota de peregrinação foi lançada em junho de 2021, e seus 88 km podem ser percorridos a pé ou de bicicleta, por um percurso com diferentes tipos de terreno e paisagens.
Todo trajeto é sinalizado com marcos, placas de sinalizações e oratórios que trazem mensagens baseadas nas virtudes de Dom Viçoso, oferecendo um momento de pausa para refleções e orações
Cidades/distritos e marcos da Rota: Santuário do Caraça, Catas Altas, Morro D`Água Quente, Santa Rita Durão, Bento Rodrigues, Camargos, Mariana, Casa Cartuxa – Mariana.
Para mais informações acesse: https://www.domvicoso.org.br
Caminho da Fé – Caminho Religioso até o Santuário Nacional de Aparecida – SP
Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé foi criado para oferecer uma estrutura para os peregrinos até o Santuário Nacional de Aparecida.
O caminho foi inaugurado em 2003 tendo como ponto de partida a cidade de Águas da Prata em SP, tendo algumas cidade mineiras no trajeto, atravessando a Serra da Mantiqueira, até a cidade de Aparecida.
Atualmente o Caminho da Fé tem várias opções de Ramais com diferentes tipos de partidas, sendo o mais longo com 742 km saindo de Borborema – SP.
Todos ramais levam ao ramal principal da rota que cortam cidades do Sul de Minas como: Ouro Fino, Inconfidentes, Estiva e Paraisópolis.
Alguns ramais tem como ponto de partida cidades de Minas Gerais como: o Ramal Sul de Minas, que inicial em Palmeiral – MG; o Ramal Santa Rita de Cássia, que inicial em Santa Rita de Caldas – MG; e o Ramal Dom Inácio João Dal Monte, com inicio em Guaxupé – MG.
O Caminho da Fé pode ser percorrido a pé ou de bike, tendo todo trajeto mapeado e sinalizado com orientações e apoio aos peregrinos.
Para mais informações acesse o site oficial: https://caminhodafe.com.br/ptbr/
Vem com a Gente #PelasEstradasDeMinas !!!
Comentários em: “Caminho Religioso: Três Dicas de Rotas para Peregrinos em Minas Gerais”