Lavras Novas, o Lugar Ideal para Um Final de Semana Inesquecível

Lavras Novas é um dos principais pontos turísticos da região de Ouro Preto, e um excelente destino para quem deseja um lugar bem mineiro para passar o final de semana.

O pequeno distrito oferece aos turistas uma excelente estrutura de hospedagem, bares, restaurantes e opções de lazer. Tanto para quem procura um destino romântico, quanto para quem busca um lugar para curtir o final de semana com os amigos, ou para quem gosta de turismo de aventura junto à natureza, Lavras Novas oferece toda a estrutura para uma experiência inesquecível.

Cercado por belas serras e montanhas, o turista tem diversas opções de belas cachoeiras para visitar e se refrescar, e diversas opções de aventuras radicais junto à natureza. Para quem prefere uma cerveja gelada, o que não falta são opções de bares, com uma boa música ao vivo para ficar o dia todo num bom papo com os amigos.

Para quem busca um lugar bem romântico, em Lavras Novas há várias opções de pousadas que proporcionam um final de semana inesquecível para o casal.

Já no acesso ao distrito, os visitantes podem admirar a famosa Pedra do Equilíbrio, localizada na estrada de terra que dá acesso a Lavras Novas, a pedra que recebe esse nome por ficar equilibrada em cima de outra pedra o que dá a sensação de que vai cair a qualquer momento. É o primeiro ponto de parada para fotos da pedra e da vista da Serra do Trovão.

Pedra do Equilíbrio – Lavras Novas

Sobre Lavras Novas

Situado no parque Nacional do Itacolomi, Lavras Novas do Coronel Furtado, conhecida como Lavras Novas é um distrito de Ouro Preto e fica a cerca de 19 Km da cidade histórica, e a 120 Km da capital Belo Horizonte.

Hoje com uma população de pouco mais de 1500 habitantes, conta a história que foi fundada em 1704 por escravos que foram alforriados por senhores que não tinham mais condições de mantê-los, e esses mantiveram no local com suas famílias sobrevivendo de plantio de chá, artesanato, carvão e exploração de madeira.

Oficialmente datam a fundação em 1716. Na sua praça principal a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres com data de 1740, chama a atenção pela beleza e simplicidade.

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres – Lavras Novas

Com características turísticas, o distrito atrai turistas de todos os cantos que buscam por cultura, paz, natureza e aventura. Repleta de opções voltadas para o turismo ecológico, lá os turistas encontram várias cachoeiras, belas montanhas e trilhas que proporcionam uma excelente experiência junto à natureza.

Lavras Novas conta com uma excelente infra estrutura de hospedagem, bares, restaurantes e opções de lazer para receber bem seus visitantes. Sem contar com a receptividade do povo local que conquistam pela simpatia e simplicidade.

Onde Hospedar em Lavras Novas

O que não falta em Lavras Novas são boas opções de hospedagem, são mais de 70 opções que atendem os mais diversos públicos, gostos e preços com opções de pousadas, chalés, lofts, casas, sítios, quartos e suítes. No Portal Lavras Novas há algumas opções: http://www.lavrasnovas.com.br/hosp_pousadas.php

Nossa experiência foi com a Pousada Palavras Novas. E por sinal foi uma excelente experiência…

A Pousada Palavras Novas tem uma excelente  estrutura voltada para a arquitetura local, construída com materiais de demolição, conta com suítes e chalés com decoração e estilo diferentes uma das outras, uma mais encantadora que a outra, o que até dificulta escolher as opções na hora de fazer a reserva.

Pousada Palavras Novas – Lavras Novas

A pousada conta também com belos jardins, que rendem ótimas fotos e uma aconchegante capelinha. Os hóspedes também tem à disposição uma sauna à vapor, uma bela piscina na área externa, ideal para os dias quentes, uma piscina aquecida em área coberta, para os dias frios, e uma hidro com capacidade para até 11 pessoas, todas com uma bela vista para as montanhas e com um bar com drinks e tira gosto.

Jardim da Pousada Palavras Novas – Lavras Novas

A pousada oferece uma caminhada ecológica com guia nos finais de semana e feriados, um café da manhã repleto de opções bem à mineira, e um café da tarde. O restaurante Casa do Fondue pertence à pousada e oferece um  cardápio variado onde a especialidade são os fondues e massas, além de ótimos vinhos (falaremos mais do restaurante logo abaixo).

Recomendamos muito a pousada, além de ter uma ótima estrutura, tem um excelente atendimento.

Confira mais fotos da Pousada Palavras Novas. Clique na foto para ampliar…

Restaurantes e Bares em Lavras Novas

Lavras Novas conta com uma grande variedade de bares e restaurantes, com os mais diversos cardápios e sabores. Desde restaurantes para um jantar romântico à bares  para se divertir com amigos. Os visitantes contam com opções para os mais diversos sabores e preços. É possível comer muito bem, pagando barato.

Durante o dia há diversas opções de barzinhos pela cidade, com mesas na área externa e na grande maioria com música ao vivo nos finais de semana, com deliciosos tira-gostos e muita cerveja gelada.

Com bons restaurantes, Lavras Novas surpreende pela variedade e, muitas vezes, sofisticação de seus cardápios. Em Lavras Novas você encontra sabores variados em restaurantes com ambiente agradabilíssimos.

A seguir algumas experiências e indicações:

O Restaurante Casa do Fondue, pertence à Pousada Palavras Novas e é aberto ao público. Com um ambiente muito agradável e rústico, assim como a pousada, é ideal para um jantar romântico à luz de velas. Nele saboreamos um fantástico fondue de filet ao molho de vinho, acompanhado de um bom vinho chileno.

A casa também serve almoço e além dos fondues, é especializada em massas com uma excelente carta de vinhos.

Restaurante Casa do Fondue – Lavras Novas

Com um ambiente bem rústico, parecido com uma caverna de pedras o Restaurante Bem-Ti-Vi, é uma ótima opção para almoçar e bem barato, saboreando uma farta variedade de comida mineira.

O prato, que segundo o garçom serve duas pessoas, serviria tranquilamente umas 3 ou 4. E a todo instante o pessoal passa na mesa perguntando se deseja mais… Tem um excelente atendimento, e à noite a casa oferece opções de tira-gosto com porções e muita cerveja gelada.

No Casa Nativa, curtimos uma animada noite de sábado. A casa tem uma boa carta de vinhos, muita cerveja gelada e ótimos tira-gostos. No sábado estava rolando música ao vivo e o público era muito animado, por fim não tinha mais ninguém sentado. Ideal para quem procura por uma opção mais animada e para quem está com turma de amigos.

Casa Nativa – Lavras Novas

Fomos muito recomendados a conhecer o Restaurante Carumbé, onde segundo as indicações contam com um excelente cardápio e uma ótima musica ao vivo, porém não conseguimos vaga no restaurante pois a prioridade de reservas são para os hóspedes. Uma pena, mais fica para uma próxima oportunidade.

O que Fazer em Lavras Novas?

Para quem curte esportes de aventura, Lavras Novas é o lugar ideal. Lá os visitantes encontram opções de rapel, tirolesa, caiaque, escalada, trekking, off road, cavalgada, caminhadas ecológicas, passeios de quadriciclo, e muito mais.

Abaixo três empresas que oferecem serviços de turismo ecológico e de aventuras em Lavras Novas.

Passeio de Quadriciclo em Lavras Novas

Nossa experiência foi com um passeio de quadriciclo com a Ecoventura. Fizemos um passeio de duas horas com visita à cachoeira dos namorados, à represa do custódio e no mirante da estrada real.

O passeio começa com um treinamento de pilotagem realizado na sede da empresa, e de lá saímos em grupo pelas ruas da cidade até pegar a estrada de chão, sempre com o guia à nossa  frente. Seguimos pela estrada até o mirante da estrada real, nossa  primeira parada, com uma bela vista das montanhas.

De lá partimos para a Cachoeira dos Namorados, uma das mais famosas da região, com uma bela queda d’água e uma piscina natural cercada por mata nativa.

Nossa segunda parada foi na Represa do Custódio, uma pausa para apreciar a bela paisagem da represa e tomar uma água na mina próxima à represa. Da represa retornamos para a sede da Ecoventura seguindo o trajeto cheio de obstáculos e aventura na estrada.

Clique nas fotos para ampliar…

Caminhada Ecológica em Lavras Novas

Outra experiência é a caminhada ecológica pelas serras de Lavras Novas para admirar as belas paisagens e cachoeiras.

Fizemos uma caminhada oferecida pela Pousada Palavras Novas (já inclusa no pacote de hospedagem) de cerca de duas horas de duração guiada pelo Sérgio, um morador da cidade que trabalha como guia nos finais de semana e conhece aquelas terras como poucos, além de ser bem divertido e animado.

Caminhada Ecológica – Pousada Palavras Novas

A caminhada inicia ao lado da pousada, e segue até o alto da serra com uma bela vista das montanhas e lagos da região, com uma pausa na bela Cachoeira do Rapel, uma das mais altas da região, com mais de 200 metros de queda, de difícil acesso aos poços, mas com uma bela paisagem.

Cachoeira do Rapel – Lavras Novas

A caminhada segue até o ponto principal que é a Cachoeira Dois Poços, também conhecida como Cachoeira do Pocinho, é uma das principais da região e ideal para um mergulho em dias de sol.

Fomos em época de frio e apenas alguns corajosos arriscaram um mergulho na água gelada. A chegada na cachoeira é comemorada com um brinde de champanhe e após um descanso e muitas fotos, retornamos até à cidade.

Cachoeira Dois Poços (Cachoeira do Pocinho) – Lavras Novas

#FicaADica

Segue algumas dicas do Blog Pelas Estradas de Minas para uma boa estadia em Lavras Novas:

  • Para quem vai em época de frio, pode caprichar nos agasalhos pois lá faz muito frio;
  • Vá com o tanque cheio, pois lá não tem posto de gasolina;
  • Nós agendamos o passeio de quadriciclo pela internet, mas creio que foi desnecessário, acho que pode deixar para marcar lá, podendo até negociar um desconto e comparar as empresas;
  • Para quem pretende praticar as atividades, não pode faltar na mala, tênis e roupas leves.

Mais fotos de Lavras Novas

Clique nas fotos para ampliar..

Para mais informações de Lavras Novas:

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *