Sítio Arqueológico Pedra Pintada – Cocais – Barão de Cocais-MG

O Sítio Arqueológico Pedra Pintada situa-se no pequeno distrito de Cocais, em Barão de Cocais – MG, e guarda um tesouro natural com registros da presença humana na Região Central de Minas Gerais.

Através de uma visita guiada, os visitantes podem admirar as belas pinturas datados de 6 mil a 10 mil anos, pelos paredões de pedras, além das belas paisagens e lindas montanhas da Serra da Conceição.

O Blog Pelas Estradas de Minas fez uma visita surpreendente pelo sítio arqueológico e retrata um pouco da nossa experiência para aqueles que desejam conhecer o local, ou para aqueles que buscam novas experiências junto à natureza e muita história sobre os povos que habitaram nossas Minas Gerais.

Sítio Arqueológico Pedra Pintada – Cocais – MG

Sobre o Sítio Arqueológico Pedra Pintada em Cocais – MG

Situado na Serra da Conceição, na Vila Colonial de Cocais, o Sítio Arqueológico Pedra Pintada é reconhecido pela UNESCO por sua importância ambiental e cultural, e por integrar o conjunto montanhoso da cadeia do Espinhaço.

Seu valor cultural foi reconhecido pelo dinamarquês Peter Lund, grande pesquisador e responsável pela exploração e estudos arqueológicos pelas terras de Minas Gerais. Atualmente o sítio é objeto de estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Ao longo de seus três paredões, os visitantes podem admirar as 122 pinturas que foram feitas com pigmentos minerais em vermelho, amarelo, ocre, negro, branco e alaranjado, pinturas essas com idades estimadas em cerca de 7000 anos, e que foram executadas com as mãos ou através de pincéis.

Paredões do Sítio Arqueológico Pedra Pintada – Cocais-MG

Estudos mostram que as pinturas não são apenas decorativas, mas também demonstram manifestações de rituais mágicos relacionados a natureza e a caça, retratando algumas cenas típicas destes povos que viveram na região do Caraça.

As pinturas retratam em sua maioria animais que habitaram a região como macacos, veados, lobos, peixes, aves e aracnídeos, além de armas da antiguidade como lanças e pontas de flechas.

Sítio Arqueológico Pedra Pintada – Cocais – MG

O Sítio Arqueológico Pedra Pintada, assim como o Distrito de Cocais compõem o Caminho dos Diamantes da Estradas Real.

Pedra Pintada – Caminho dos Diamantes da Estradas Real

Pelas Estradas de Minas no Sítio Arqueológico Pedra Pintada em Cocais – MG

Nossa visita ao Sítio Pedra Pintada foi realizada no feriado de Tiradentes, onde saímos pela manhã de Belo Horizonte sentido à cidade de Barão de Cocais, onde conhecemos a cidade e almoçamos, só em seguida seguimos para o Distrito de Cocais. Recomendamos o contrário, ir primeiro a Cocais e depois seguir para Barão de Cocais, pois tivemos que retornar cerca de 10 Km.

Depois de conhecer o centro de Cocais e seus pontos turísticos, seguimos pela estrada de terra sentido ao Sítio Arqueológico.

O trecho de cerca de 3,5 Km é rodeado de belas paisagens, com uma parada obrigatória num mirante Marco da Estrada Real.

No Pedra Pintada fomos recebidos pela Elizabete, mais conhecida na região como Bete, que nos guiou durante o passeio pelas trilhas que levam aos paredões, passando informações sobre a região e a história por trás de toda a beleza encontrada pelo passeio.

O passeio dura pouco mais de uma hora, e termina com um retorno na sede do sítio onde os visitantes podem degustar de algumas delícias vendidas na lojinha.

Como já estava tarde, não fizemos o passeio até as cachoeiras. Mas pela vista que tivemos do sítio, vale muito a pena ir conhecer.

Do sítio até as cachoeiras é mais 1 km de estrada de terra até a sede, e depois mais uma caminhada até as cachoeiras. O passeio dura em torno de 2 horas.

Vista das Cachoeiras – Cocais-MG

Vista das Montanhas –
Cocais-MG

Como chegar ao Sítio Arqueológico Pedra Pintada em Cocais – MG

Localizado a 90 km de Belo Horizonte, o Distrito de Cocais está entre a Rodovia BR-381 e o município de Barão de Cocais.

Saindo de Belo Horizonte pela BR 381 sentido Vitória, entre no trevo para Barão de Cocais (em frente ao restaurante O Gauchão II). Da BR-381 até a entrada de Cocais são cerca de 10 Km.

No distrito de Cocais, o acesso ao sítio é realizado em uma estrada de terra que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário na Praça do Rosário. São cerca de 3,5 Km de estrada acessível por veículos, até a sede do sítio.

Mapa de acesso ao Sítio Pedra Pintada em Cocais-MG

Estrada de acesso ao Sítio Pedra Pintada em Cocais-MG

Informações para Visitação ao Sítio Arqueológico Pedra Pintada em Cocais – MG

Segue algumas informações para quem deseja conhecer o Sítio Arqueológico Pedra Pintada em Cocais – MG:

  • Para visitação é cobrado uma taxa de visitação no valor de R$ 10,00 por pessoa, que deve ser paga na recepção (valor de 21/04/2017);
  • A visitação é guiada por um dos proprietários da fazenda;
  • Horários de Funcionamento:
    • Sábado, Domingo e Feriados das 8h às 16h;
    • Segunda a Sexta-feira, das 9h às 16h (com agendamento)
  • Para visitas em grupo é recomendado agendamentos;
  • Telefone de contato: (31) 99718 – 2923 / 99998 – 9419;
  • E-mail: sitiopedrapintada@yahoo.com.br;

Lojinha e Alimentação no Sítio Arqueológico Pedra Pintada em Cocais – MG

Na sede do sítio os proprietários vendem alguns produtos e artesanatos produzidos na região, como geleia e vinho de jabuticaba.

Eles também servem refeição diante de agendamentos.

Sobre Barão de Cocais e o Distrito de Cocais

Com mais de 300 anos de fundação, o Distrito de Cocais é uma bela vila recheada de atrações turísticas que compõem a Estrada Real.

A vila de Cocais é uma ótima opção para quem curti belezas naturais com opções de passeios e caminhadas, com belíssimas cachoeiras e montanhas.

Em Cocais, os visitantes encontram belas Igrejas históricas, além de museu histórico.

Igreja Nossa Senhora do Rosário – Praça do Rosário – Cocais-MG

O distrito pertence ao município de Barão de Cocais, que foi um importante ponto dos bandeirantes portugueses no ciclo do ouro, quando era conhecida como Portal do Caraça.

Localizada próximo ao Complexo Santuário do Caraça, Barão de Cocais é uma cidade histórica, com muitos acessos turísticos como cachoeiras, igrejas e museus, e recebe muitos turistas em suas festas tradicionais.

Paredões Sítio Pedra Pintada em Cocais-MG

Paredões Sítio Pedra Pintada em Cocais-MG

Paredões Sítio Pedra Pintada em Cocais-MG

#FicaADica para Melhor Curtir Seu Passeio

  • Utilize roupas e calçados confortáveis para caminhada durante o passeio pelas trilhas;
  • Períodos secos são mais favoráveis para realizar o passeio;
  • Vá pela manhã para fazer o passeio completo pelo sítio e cachoeiras;

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *