A cidade de Baependi está localizada na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais. Integrante do Circuito das Águas da Estrada Real, a cidade é destaque no ecoturismo e no turismo religioso.
O Pico da Canjica, a Serra da Careta e as mais de 50 cachoeiras são atrativos para os amantes do ecoturismo e esportes radicais. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, também conhecido como “Igreja Nhá Chica”, é o destaque no turismo religioso que recebe muitos devotos da beata que viveu na cidade.
O Blog Pelas Estradas de Minas foi até a cidade de Baependi, durante nossa estadia em São Lourenço, para conhecer os principais pontos turísticos e trás algumas dicas e informações.
Sobre a Cidade de Baependi em Minas Gerais
A região inicialmente habitada pelos índios puris, Baependi e região foi ocupada por europeus vindo de São Paulo no fim do século de XVII que partiram para região em busca do ouro.
A cidade que já foi forte na mineração, criação de gados e produção de tabaco, tem sua economia atualmente baseada na agricultura, no comércio, no artesanato, na comercialização de pedras de quartzito e no turismo.
Situada na Serra da Mantiqueira, Baependi é integrante do Circuito das Águas da Estrada Real, e referência no ecoturismo da região devido a beleza natural, pois é cercada de montanhas, matas, rios e inúmeras cachoeiras.
A cidade também se destaca no turismo religioso, pois centenas de devotos vão ao Santuário da Serva de Deus para visitar o túmulo de Nhá Chica.
Baependi a Terra de Nhá Chica
Francisca de Paula de Jesus, nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes – MG (distrito de São João del-Rei) em 1810. Filha e neta de escravos, mudou-se ainda criança com sua família para Baependi, onde viveu até 14 de junho de 1895, ano de seu falecimento.
Francisca passou toda sua vida dedicada à prática de caridades, tornando-se uma mulher muito respeitada por todos.
Conhecida como Nhá Chica, “a mãe dos pobres” era referência para todos, dos mais humildes até os homens do Império. Pessoas de vários lugares iam a Baependi falar-lhe de suas dores e necessidades e, principalmente pedir-lhe orações.
Através de doações, construiu a capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje funciona o Santuário da Conceição.
O Santuário atualmente é um dos principais pontos turísticos da cidade, recebendo milhares de peregrinos devotos da santa beatificada em 04 de maio de 2013.
O que fazer em Baependi – Pontos Turísticos
Integrante do Circuito das Águas e do Caminho Velho da Estrada Real, Baependi está situada na Serra da Mantiqueira, sendo um verdadeiro paraíso ecológico com mais de 50 cachoeiras, atraindo diversos turistas amantes do ecoturismo e turismo rural, além do turismo religioso.
No ecoturismo, o destaque fica por conta das belas serras e cachoeiras como a cachoeira Cavalo Baio, conhecida como a 4º maior do Brasil, com 215 metros de queda d’água. Logo abaixo listamos algumas destas cachoeiras.
Outras atrações são o Pico da Canjica e a Serra da Careta, com opções para diversas práticas de esportes como trekking, mountain-bike, cavalgadas, montanhismo, escaladas, canyoning e rapel.
No turismo religioso, o destaque é o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde estão os restos mortais de Nhá Chica, o Memorial e a casa onde morou a beata.
Outra alternativa de passeio é a Exposição de Orquídeas e flores, no Estilo Natural. Mais informações no Facebook: https://www.facebook.com/estilonaturalfloreiras/
Listamos algumas dicas de igrejas e cachoeiras para conhecer em Baependi.
Santuário de Nossa Senhora da Conceição – Igreja Beata Nhá Chica
O Santuário Nossa Senhora da Conceição, também conhecido como “Igreja Beata Nhá Chica“, foi construído pela beata em devoção à santa, e hoje é um dos principais atrativos turísticos da cidade independente da fé e religião do visitante.
No interior da igreja os visitantes vão encontrar o túmulo onde está sepultado os restos mortais, além de uma imagem de Nhá Chica em caixa de acrílico.
Para mais informações sobre a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica acesse o site: https://www.nhachica.org.br
Casa de Nhá Chica e Memorial Nhá Chica em Baependi
Localizada na Rua da Conceição, 165, a casa humilde onde Nhá Chica morou com sua família desde que mudou para a cidade, é conservada até hoje com a exposição de objetos pertencentes à beata como panelas, cama, fogão a lenha e uma imagem da Imaculada Conceição.
Na casa também estão expostas algumas dádivas de fiéis pelas graças alcançadas. Ao lado da casa há o Memorial Nhá Chica, com um acervo com a história de vida e santidade da Bem-Aventurada.
Tanto a casa, quanto o memorial estão abertos à visitação diariamente das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Montserrat
Localizada na rua João Rocha, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat foi erguida em meados do século XVIII, por volta de 1754.
A igreja é uma mistura de diversos estilos arquitetônicos como o barroco, o Luiz XV, o rococó e o neo-clássico, foi Tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Artístico em 1998.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
A singela Igreja Nossa Senhora do Rosário, foi construída por escravos devotos da santa, através de arrecadação de fundos com a Irmandade Nossa Senhora do Rosário criada em meados de 1820.
O destaque da igreja é a homenagem ao escravo “Pai José”, devoto que recolhia as esmolas e grande servo do templo.
Igreja Nossa Senhora da Boa Morte
Localizada na Praça Argentino Rios, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte foi construída em 1754.
Cachoeiras de Baependi
Um dos principais atrativos da cidade são as belas cachoeiras, sendo mais de 50 que cercam a cidade com belas serras e paisagens.
Como nossa passagem pela cidade foi rápida, tivemos que escolher apenas uma para conhecer e nossa escolha foi a Cachoeira do Itaúna, devido a sua localização e pelas belas fotos que vimos desta cachoeira.
Como são tantas, é quase impossível falar de todas, por isso resolvemos contar um pouquinho sobre a Cachoeira do Itaúna e selecionamos outras três mais famosas.
Cachoeira de Itaúna
Uma das mais belas cachoeiras de Baependi, a Cachoeira de Itaúna está localizada a aproximadamente 20 Km do centro da cidade, com fácil acesso por uma boa estrada de terra, sendo uma das cachoeiras mais visitadas da cidade.
Com vários degraus de pedra e alguns poços, é ideal para um bom banho de cachoeira em dias de sol.
Com entrada gratuita, a cachoeira tem estacionamento (bem ao lado), bar e banheiros.
Cachoeira Cavalo Baio (Canyon do Cavalo)
Localizado na Serra do Canjica dentro do Parque Estadual Serra do Papagaio, a Cachoeira do Cavalo Baio está a aproximadamente 40 Km do centro da cidade.
Com uma queda de 215 metros é a segunda maior cachoeira do Estado de Minas Gerais. Além de ser a maior via de rapel do Brasil, com 1.050 metros de desnível.
A cachoeira é de difícil acesso, por isso é recomendado a contratação de guias para conhecê-la.
Cachoeira do Juju
A Cachoeira do Juju está localizada no Parque Estadual do Papagaio, nas encostas da Serra da Careta.
Localizada a aproximadamente 34 Km do centro de Baependi, é a cachoeira mais distante, e têm difícil acesso. Porém com uma paisagem espetacular com seus 130 metros de queda. É muito indicada para a prática de esportes radicais.
Cachoeira do Caldeirão
Localizada a 32 Km da cidade, a Cachoeira do Caldeirão possui uma queda de 15 metros e um lago com 30 metros de profundidade.
A cachoeira é de difícil acesso, recomenda-se a contratação de guias e a utilização de veículos 4×4.
Onde comer em Baependi
A nossa dica de restaurante para quem vai a cidade de Baependi é o Restaurante O Caipira. Localizado na BR 267, no km 296 (Trevo da Parmalat), o restaurante é referência na gastronomia mineira.
Com uma estrutura simples e aconchegante (com aquele jeitinho mineiro), e excelente atendimento, O Caipira mantém as tradições mineiras preparando e servindo uma grande variedade de comida no fogão à lenha.
Você paga um valor e come a vontade, com direito a sobremesas com deliciosos doces caseiros, e pode fechar com um saboroso cafezinho…
Saiba mais em: https://www.facebook.com/ocaipirabaependi/
Onde hospedar em Baependi
Não ficamos hospedados na cidade, pois conhecemos a cidade durante nossa estadia em São Lourenço, onde hospedamos no Hotel Central Parque.
Confira aqui >> São Lourenço – MG: Dicas de Passeios, Hotéis, Bares, Restaurantes, Atrações e Pontos Turísticos no Circuito das Águas do Sul de Minas
Porém para quem desejar se hospedar em Baependi, ficam quatro ótimas sugestões:
Confira outras opções de hospedagem disponível no Booking.
Booking.com
Como Chegar em Baependi – Terra de Nhá Chica e de Belas Cachoeiras
Baependi está localizada a 382 Km de distância da capital mineira Belo Horizonte, seguindo pela BR 381.
A cidade fica a 34 Km de São Lourenço, e a 5 Km de Caxambu, principais cidades turísticas da região.
Para quem parte do Rio de Janeiro, são aproximadamente 228 Km e 355 km para que sai de São Paulo.
De todas essas cidades também há opções de ônibus direto a Baependi.
#FicaADica para Curtir Baependi
- Como citamos, o Restaurante O Caipira é uma ótima opção de almoço para quem deseja saborear uma boa comida mineira;
- Um dia é suficiente para conhecer os pontos turísticos da cidade;
- Porém, para quem deseja aproveitar as cachoeiras, é melhor passar alguns dias na cidade;
Vem com a Gente #PelasEstradasDeMinas !!!
Parabéns pelo site. Muita informação de qualidade. Parabéns mesmo. VAleu
BAEPENDI MG, MARAVILHOSA, CIDADE DO ARTESANATO, ONDE É EXPORTADO PARA O BRASIL TODO E FORA DO BRASIL, CIDADE COM MAIS DE 150 CACHOEIRAS INCRÍVEIS, TURISMO RELIGIOSO DEVIDO A SANTINHA DE BAEPENDI NHÁ CHICA CONHECIDA NACIONALMENTE, RECENTEMENTE ANA MARIA BRAGA RECEBEU O PADRE DO SANTUÁRIO DE BAEPENDI , POIS, ELA É DEVOTA DE NHÁ CHICA, TURISMO DE AVENTURA.
ALGUMAS INFORMAÇÕES DO SITE COMO RESTAURANTE AQUI DITO NÃO EXISTE MAIS, AS FOTOS ESTÃO BEM DESATUALIZADAS, O SANTUÁRIO ESTÁ DIFERENTE A CASINHA DA NHÁ CHICA TAMBÉM.
BAEPENDI QUEM CONHECE SE APAIXONA.
Olá Maria, obrigado pelas considerações.
As informações aqui postadas foram com base nas nossas experiências de quando conhecemos Baependi, isso em 2018, e realmente algumas dicas e fotos da época podem não mais condizer com a situação atual.
Uma pena este restaurante não existir mais, pois tinha um ambiente bem legal e uma comida muito boa.
Grande abraço