9 Cidades Históricas para Conhecer em Minas Gerais

As Cidades Históricas de Minas Gerais guardam grandes riquezas no seu patrimônio histórico e cultural, e atrai muitos visitantes com suas belas igrejas e casarões do período colonial.

Algumas cidades já são bem conhecidas nos roteiros turísticos como as cidades de Tiradentes, Ouro Preto e Mariana, porém outras reservam uma excelente experiência e belas atrações como a cidade de Serro, Congonhas e Sabará.

Blog Pelas Estradas de Minas listou 9 destinos, com algumas dicas e informações para quem deseja conhecer as cidades históricas de Minas Gerais.

Ruas Históricas de Sabará - MG
Cidades Históricas de Minas Gerais – Sabará

1 – Tiradentes – MG

Conhecida como uma das mais charmosas cidades históricas de Minas, Tiradentes figura entre as três cidades mineiras entre as dez mais acolhedoras do Brasil em pesquisa do Booking.com.

As principais atrações da cidade são os passeios pelas ruas de pedras pé-de-moleque construídas pelos escravos na época da exploração do ouro, vistas as belas igrejas históricas e museus, trilhas na bela Serra de São José, além do encantador passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rey.

No quesito hospedagem, a cidade conta com opções de hotéis e pousadas para todos os gostos e valores. Na gastronomia a cidade também se destaca pela vasta variedade de bares e restaurantes.

A cidade conta com diversos eventos que movimentam a cidade como a Mostra de Cinema Brasileiro que acontece em janeiro, e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia que acontece em agosto.

Confira nossas dica de turismo em Tiradentes: Conheça uma das mais charmosas cidades históricas de MG

Onde ficar em Tiradentes: Booking – Hotéis e Pousadas em Tiradentes – MG

Ruas de pedras da Cidade Histórica de Tiradentes - MG
Cidades Históricas de Minas Gerais – Ruas de Tiradentes – MG

Outras Cidades para conhecer na região: Bichinho, São João del Rey, Resende Costa, Prados, Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada.

2 – Ouro Preto – MG

Um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, Ouro Preto atrai inúmeros visitantes e tem como principais atrações as belas igrejas históricas, além dos museus, antigos casarões e visitas as minas e ouro.

Ouro Preto conta com uma excelente estrutura turística, oferecendo ótimas opções de hotéis e pousadas, vasta variedade de bares e restaurantes, além de agências e guias.

Além da cidade histórica de Mariana, outras excelentes opções pertinho de Ouro Preto são os distritos de Lavras Novas, Glaura, São Bartolomeu, Amarantina e Santo Antônio do Leite

Confira nossas dica de turismo em Ouro Preto: Dicas de Turismo na Cidade do Ouro

Onde ficar em Ouro Preto: Booking – Hotéis e Pousadas em Ouro Preto – MG

Cidades Históricas de Minas Gerais - Ouro Preto
Cidades Históricas de Minas Gerais – Ouro Preto

3 – Mariana

Primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais, a cidade de Mariana é uma das mais importantes cidades históricas do Circuito do Ouro de Minas Gerais.

A cidade possui um vasto patrimônio arquitetônico do barroco no período do Brasil Colonial, que atrai muitos turistas com destaques para as igrejas gêmeas (Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Igreja São Francisco de Assis) situadas na Praça Minas Gerais, consideradas uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.

Também se destacam: a Igreja São Pedro dos Clérigos e a Catedral Nossa Senhora da Assunção (Catedral da Sé), além dos museus: Casa Alphonsus de Guimaraens, o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e o Museu de Música.

15 Igrejas Históricas Para Conhecer em Ouro Preto, Mariana e Região

Quem visita a Cidade de Mariana, também não pode deixar de visita a Mina da Passagem, e o Maria Fumaça Mariana – Ouro Preto (Trem da Vale), além de conhecer as belas cachoeiras da região como: Cachoeira do Brumado e Cachoeira Matadouro.

Onde ficar em em Marina – MG: Booking – Hotéis e Pousadas em Mariana – MG

4 – São João Del-Rei

Situado na região do Campos das Vertentes, São João del Rei é integrante do Caminho Velho da Estrada Real.

Com bela arquitetura barroca no estilo colonial da época da exploração do ouro em Minas, destacam-se as e igrejas centenárias como: Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

Outros passeios que não podem faltar em São João del-Rei é a visita ao Museu Memorial Tancredo Neves e o Passeio de Maria Fumaça São João del-Rei – Tiradentes.

Onde ficar em São João del-Rei: Booking – Hotéis e Pousadas em São João del-Rei

Cidades Históricas de Minas Gerais - São João del-Rei
Cidades Históricas de Minas Gerais – São João del-Rei

5 – Diamantina

Localizada no Vale do Jequitinhonha, na região central mineira, a cidade histórica de Diamantina integra o Caminho dos Diamantes da Estrada Real.

O Centro Histórico de Diamantina é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com destaque para destaque os grandes e belos casarões e igrejas coloniais do Século XVIII.

Outro destaque em Diamantina são as serestas e vesperatas, evento em que os músicos se apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, que dão um charme a mais aos visitantes.

No ecoturismo o destaque é o Parque Estadual do Biribiri, com belas águas cristalinas e cachoeiras, como a Cachoeira das Fadas, Cachoeira da Toca, Cachoeira Sentinela, Cachoeira dos Cristais e a Cachoeira do Telésforo.

Onde ficar em Diamantina: Booking – Hotéis e Pousadas em Diamantina – MG

6 – Congonhas

A cidade de Congonhas surgiu no período da exploração do ouro e integra o Caminho Velho da Estrada Real.

A Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, localizada no alto de uma colina, é uma das principais atrações da cidade. Com imagens dos doze profetas em tamanho real, esculpidas em pedra sabão pelo Mestre Aleijadinho, e as seis capelas que compõem o Jardim de Passos, representando a Via Sacra, o conjunto arquitetônico foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

As outras atrações que valem a pena conhecer em Congonhas são: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Igreja de São José, Museu de Congonhas, Museu da Imagem e Memória, o belo prédio da Romaria, além do Parque Ecológico da Cachoeira.

Onde ficar em Congonhas: Booking – Hotéis e Pousadas em Congonhas – MG

7 – Serro

Integrante do Circuito dos Diamantes da Estrada Real, o município de Serro – MG se destaca no Turismo Rural, com roteiros pelas antigas fazendas de produção de queijo e da cachaça mineira, além dos roteiros pelas belas cachoeiras da região.

Nas atrações históricas, os destaques são as belas igrejas e casarões, sendo os conjuntos arquitetônicos e urbanísticos da cidade de Serro e do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os principais destaques na região: Igreja de Santa Rita, a igreja do Bom Jesus do Matozinhos e a igreja Nossa Senhora do Carmo, localizadas no Serro. Além da Igreja Matriz de São Gonçalo e a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras.

Onde ficar em Serro – MG: Booking – Hotéis e Pousadas em Serro – MG

8 – Santa Barbara

Conhecida como a Cidade do Mel no Circuito do Ouro de Minas Gerais, Santa Bárbara faz parte do Caminho dos Diamantes da Estrada Real.

Localizada a 98 Km de Belo Horizonte, Santa Bárbara tem como principais atrações as belas igrejas históricas e casarões do período colonial, além da estação ferroviária, museu e o tradicional mel Santa Bárbara.

Na região os destaques turísticos são: Complexo Santuário do Caraça, Bicame de Pedras em Catas Altas, e o distrito de Cocais com o Sítio Arqueológico Pedra Pintada e belas cachoeiras.

Confira nossas dica de turismo em Santa Bárbara: Atrações Turísticas da Cidade do Mel no Circuito do Ouro da Estrada Real

Onde ficar em Santa Bárbara: Booking – Hotéis e Pousadas em Santa Bárbara – MG

Santa Bárbara - MG
Cidades Históricas de Minas Gerais – Santa Bárbara

9 – Sabará

Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a cidade de Sabará tem origem datada no fim do século XVII, como arraial de bandeirantes com a descoberta de ouro na região, sendo um importante centro comercial estratégico ligado à Estrada Real.

O Centro Histórico de Sabará é considerado um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados, com pouquíssimas intervenções ao longo dos anos.

Os principais atrativos de Sabará são: Museu do Ouro; Casa Borba Gato, antigo casarão do século XVII; Teatro Municipal de Sabará, conhecido como Casa de Ópera de Sabará; além dos chafarizes Chafariz do Kaquende, Chafariz da Confraria e Chafariz do Rosário.

As igrejas históricas são as principais atrações e dão um chame a parte, com destaques para: Igreja Nossa Senhora do Ó, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Confira nossas dica de turismo em Sabará: Um Passeio Pelos Principais Pontos Turísticos do Centro Histórico de Sabará – MG

Onde ficar em Sabará: Booking – Hotéis e Pousadas em Sabará – MG

Casa de Ópera / Teatro Municipal de Sabará - MG
Cidades Históricas de Minas Gerais – Casa de Ópera / Teatro Municipal de Sabará

Confira Também: Conheça a Igreja da Soledade e o Belo Pôr do Sol no Morro da Soledade em Sabará – MG

Vem com a Gente #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *