Conheça Viçosa, Cidade Universitária e do Melhor Doce de Leite

Cidade universitária, Viçosa é uma das cidades mais importantes da Zona da Mata mineira. Reconhecida pela qualidade da Universidade Federal, a cidade atrai pessoas de todas as partes do Brasil e também de outros países, tanto para egresso nos cursos oferecidos pela universidade, quanto para eventos científico-acadêmicos promovidos pela instituição.

Com uma grande população jovem, a cidade possui um grande leque de atrações para quem curte uma vida noturna, com diversos bares, restaurantes, botecos e festas principalmente voltadas para o público universitário. Festas tradicionais como Nicoloco, Mais Louco Que o Batman e Torresmo Cachaça e Viola, atraem um grande número de visitantes a cidade.

Filho ilustre da cidade, o Dr. Arthur da Silva Bernardes foi presidente da República de 1922 a 1926, quando fundou em sua terra natal a Universidade Federal de Viçosa (UFV), transformando de vez a história e o futuro da cidade, tornando-a uma referência educacional.

Hoje, além da UFV, a cidade conta com outras quatro 4 instituições provadas de ensino superior: Univiçosa, Faculdade de Viçosa (FDV), Esuv e Unopar.

Localizada na praça principal da cidade, o Museu Casa Arthur Bernardes  foi a residência do ex-Presidente e hoje é aberto a visitações com exposição dos aposentos e utensílios, assim como fatos da história de Arthur Bernardes.

Museu Casa Arthur Bernardes

Viçosa – MG – Estátua em homenagem a Arthur da Silva Bernardes

Com a desativação da linha férrea da região, a antiga Estação Ferroviária de Viçosa, inaugurada em 1914, foi reformada e transformada em Estação Cultural para abrigar eventos relacionadas a cultura da cidade. A linha férrea que pertence ao trecho da Estrada de Ferro Leopoldina foi transformada em ruas, mas o prédio da estação permanece com as mesmas características.

Estação Cultural – Antiga Estação Ferroviária

Universidade Federal de Viçosa – UFV

A UFV possui um dos mais belos campos universitários, sendo uma das principais atrações turísticas da cidade. Com belas paisagens e prédios históricos, a universidade também dispõe de museus e de diversas áreas de lazer e práticas de esporte, o que atraem um grande público, principalmente nos finais de semana, que desfrutam destas áreas para momentos de lazer com amigos e familiares.

Entrada da Universidade Federal – Quatro Pilastras

Prédio Principal da Universidade Federal de Viçosa

Centro de Vivência e Prédio Principal da Universidade Federal

Também vem da UFV a principal atração no quesito gastronômico da cidade, o famoso Doce de Leite Viçosa. Eleito por diversos anos como o melhor doce de leite do Brasil, o premiado doce é produzido pelo Laticínio Funarbe que é responsável pela produção e gestão dos produtos Viçosa, com o apoio da universidade.

Além do Doce de Leite Viçosa, o laticínio também produz outros produtos como leite pasteurizado, iogurte, manteiga, mussarela e requeijão. Tanto o doce de leite quanto os demais produtos da marca é facilmente encontrado nos comércios da cidade e da região. Saiba mais sobre os produtos em: https://www.produtosvicosa.org.br

Santuário de Santa Rita de Cássia

Outra atração da cidade, o Santuário de Santa Rita de Cássia foi construída em homenagem a padroeira da cidade Santa Rita de Cássia no centro da cidade. Com uma bela arquitetura o santuário, sem dúvidas é um local onde o visitante não pode deixar de conhecer.

Viçosa-MG – Santuário de Santa Rita de Cássia

Interior do Santuário de Santa Rita de Cássia

Feiras e Comércio

O comércio da cidade concentra em sua maioria na região central da cidade, com destaque para o tradicional Calçadão Arthur Bernardes onde estão localizadas as principais lojas e o shopping da cidade. Aos sábados pela manhã o calçadão é um tradicional ponto de encontro, onde o pessoal aproveita para divulgação de festas e saborear um chop.

Também aos sábados os visitantes podem conhecer a feira de artesanatos na Praça Silviano Brandão, com a exposição de trabalhos realizados por moradores locais. Outra tradição é a feira localizada atrás do Colégio Viçosa, na Rua Gomes Barbosa, onde os visitantes além de frutas e verduras podem saborear o tradicional pastel com caldo de cana.

#FicaADica 01

Quem vai a Viçosa não pode deixar de conhecer o tradicional Bar Leão. Um dos mais antigos e tradicionais da cidade, o bar tem uma maravilhosa torta de frango, além é claro de muita cerveja gelada e aperitivos.

Endereço: Av. Bernardes Filho, 100 – Bairro de Lourdes.

#FicaADica 02

Para quem quer curti a noite em um ambiente aconchegante, uma ótima opção é o Bellavi – Bar & Petiscaria, que além de bebidas e petiscos, oferece sempre boas opções de música ao vivo e uma bela vista da cidade.

Endereço: R. da Mariquinha – João Mariano – https://www.facebook.com/barbellavi

#FicaADica 03

Outra atração é o Bar do Capelão. Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer o famoso Capelão, e sua fama de extorquir e enganar seus clientes, isso mesmo… Uma figuraça, o proprietário faz a festa dos clientes com suas divertidas promoções e com a forma um pouco inusitada de atender seus clientes.

Antes de ir ao bar, recomendamos dar uma passadinha no seu Facebook para entender onde vai pisar… A sugestão são as Pizzas servidas pelo Capelão.

Endereço: Rua Padre Serafim, 377 – Centro –  Facebook – Bar do Capelão

#FicaADica 04

Os supermercados da cidade não abrem aos domingos, devido a uma lei municipal. Então façam suas compras aos sábados, ou nos pequenos comércios que funcionam aos domingos.

Mais informações:

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Comentários em: “Conheça Viçosa, Cidade Universitária e do Melhor Doce de Leite

  1. Gostaria de lembrar que existe um grupo muito forte em Viçosa, o Núcleo de Preservação Ferroviária de Viçosa, que luta há 20 anos pela revitalização das linhas abandonadas, com o objetivo de implantar o VLT e o Trem das Serras de Minas, que vai ligar, pelo turismo, as cidades de Teixeiras, Viçosa, Cajuri, Coimbra, São Geraldo e Visconde do Rio Branco.

    • Primeiramente agradecemos sua visita e seu comentário…
      Conhecemos um pouco do projeto e temos certeza que seriam de muita importância para fomentar o turismo destes municípios e da região…
      É triste ver em Viçosa esses trilhos cobertos por asfaltos, sendo que poderiam esta levando passageiros e turistas pelas ruas da cidade e pelo belo campus da UFV…
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *