O Museu Casa Kubitschek é uma excelente opção turística para aqueles que vão conhecer o Conjunto Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte – Minas Gerais.
A casa projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi construída para servir de moradia para Juscelino Kubitschek, hoje abriga um museu que conta um pouco da história do importante político brasileiro, e também da construção da região da Pampulha que hoje é um dos principais pontos turísticos da capital mineira.
O Blog Pelas Estradas de Minas foi conhecer o museu e trazer para seus leitores um pouco do que os esperam, com algumas fotos e informações sobre o museu.
Sobre a Casa Kubitschek na Lagoa da Pampulha
Construída em 1943 para servir de residência de fim de semana para o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e conta com jardins assinados pelo paisagista Burle Marx.
Com o intuito de urbanizar a região na qual Kubitschek desejava erguer o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha, um espaço de referência em lazer e diversão para Belo Horizonte, JK resolveu dar exemplo, encomendando a Oscar Niemeyer a construção de uma residência para seu uso pessoal na orla da lagoa.
A casa construída com telhado em forma de asa de borboleta e planos inclinados, configura tipologia característica da arquitetura brasileira do modernismo.

Museu Casa Kubitschek na Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte
A família Kubitschek permaneceu na casa até 1945, quando JK mudou-se para o Rio de Janeiro e em 1956, vendida ao casal de amigos, Joubert e Juracy Guerra, que mantiveram tanto o imóvel quanto os móveis bem preservados, e sempre recebiam a visita de JK em suas passagens pela capital mineira.
Joubert Guerra faleceu em 1977, e sua esposa permaneceu morando no local até seu falecimento em 2004. Em 2005 os herdeiros assinaram o Termo de Desapropriação, transferindo o imóvel para a Prefeitura de BH que realizou obras de restauração e adaptação do espaço para a instalação do Museu Casa Kubitschek, sendo inaugurada em setembro de 2013.
Visita ao Museu Casa Kubitschek na Pampulha em BH
A visitação ao Museu Casa Kubitschek é Gratuita, sendo uma ótima opção a ser incluída no roteiro daqueles que visitam o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
Confira também: 7 Atrações Turísticas para Curtir na Pampulha em Belo Horizonte
A visita inicia pelos jardins em frente a casa, projetados pelo paisagista Burle Marx, que levam até uma parte inferior da casa onde os visitantes podem conferir a exposição “Pampulha: território da modernidade”, que conta um pouco da história da Pampulha, de JK e de Oscar Niemeyer, através de fotos, painéis e vídeos.

Museu Casa Kubitschek – Exposição “Pampulha: território da modernidade”

Museu Casa Kubitschek – Mapa Atual da Pampulha
Já na varanda da casa os visitantes já podem apreciar a bela vista da Lagoa da Pampulha, além de alguns móveis e um belo painel de azulejos de Alberto Volpi.

Varanda do Museu Casa Kubitschek

Museu Casa Kubitschek – Painel de Azulejos Alberto Volpi
Ao entrar na casa você vai encontrar uma bela sala com dois ambientes, sendo um com sofás e poltronas em torno de uma lareira, lugar onde provavelmente JK ficava com familiares e amigos nas noites de inverno.

Museu Casa Kubitschek – Sala Lareira
Já no segundo ambiente da sala, estão expostas algumas poltronas, belos quadros e uma mesa de centro com uma pintura do quadro Guernica de Picasso. E ao lado uma sala de jogos onde JK recebia os amigos para partidas de sinuca.

Museu Casa Kubitschek – Sala

Museu Casa Kubitschek – Sala de Jogos
Na sala de jantar uma grande mesa com 10 lugares, provavelmente além de belas refeições, também deve ter sido palco de diversas reuniões políticas e recebido grandes nomes da história política mineira e brasileira.
Uma escadaria leva a um anexo da sala, que é uma espécie de sala de música onde está exposto alguns discos de vinil de cantores nacionais e internacionais. Ambos ambientes com amplas janelas de vidro e uma bela vista para Lagoa da Pampulha.

Museu Casa Kubitschek – Sala de Jantar

Museu Casa Kubitschek – Sala de Jantar

Museu Casa Kubitschek – Sala de Jantar
No segundo andar da casa, um extenso corredor leva aos três quartos e banheiros da residência.
No primeiro quarto, imagens projetadas na parede retratam fotos e vídeos da época. O segundo quarto é decorado com móveis como cama, escrivaninha, guarda roupa e cadeiras. Já o terceiro quarto, era o quarto do casal que é decorado com móveis da época e fotos da família, além de uma bela suíte com direito a banheira.

Museu Casa Kubitschek – Quarto JK

Museu Casa Kubitschek – Quarto

Museu Casa Kubitschek – Banheiro JK
No primeiro andar, os visitantes também encontram a cozinha, onde está exposto uma antiga geladeira.
Nos fundos da casa, um lindo jardim também assinado pelo paisagista Burle Marx, leva até a área da piscina, onde JK reunia com os amigos nos dias quentes de Belo Horizonte.

Museu Casa Kubitschek – Jardim – Paisagista Burle Marx

Museu Casa Kubitschek – Piscina
Informações Sobre o Museu Casa Kubitschek em Belo Horizonte
- Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188, Pampulha, Belo Horizonte – MG
- Horário de Funcionamento: Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h; terça, das 9h às 21h.
- Contato: Tel.: (31) 3277-1586 / 3277-7993;
- E-mail: ck.fmc@pbh.gov.br
- Site: http://bhfazcultura.pbh.gov.br/cjk_painel
- Facebook: https://www.facebook.com/CasaKubitschek
- Valor Visitação: Entrada Franca
Mirante Bandeirantes na Orla da Lagoa da Pampulha
Outra atração para visitação é o Mirante Bandeirantes, localizado na Orla da Lagoa da Pampulha, em frente ao Museu Casa Kubitschek.
Reinaugurado no fim de 2016, o mirante passou por um processo de revitalização, ganhando novos bancos e iluminação.
O mirante também ganhou esculturas de bronze em tamanho real de JK e dos três principais artistas responsáveis pelo projeto arquitetônico da Pampulha: Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Burle Marx, da escultora Vânia Braga.

Mirante Bandeirantes na Orla da Lagoa da Pampulha

Mirante Bandeirantes na Orla da Lagoa da Pampulha
#FicaADica
- Há um estacionamento privado próxima à casa que cobra R$ 10,00 sem período de permanência, pode ser útil uma vez que não tem como estacionar na rua próximo da casa;
- Para quem gosta de caminhar, pode estacionar próximo da Igrejinha ou na Praça da Pampulha e seguir caminhando pela orla da Lagoa. Não dá um quilômetro de caminhada;
- Confira também outras dicas de turismo na Pampulha em: 7 Atrações Turísticas para Curtir na Pampulha em Belo Horizonte
Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!