Museu Casa Kubitschek, a Casa de JK na Lagoa da Pampulha em BH

O Museu Casa Kubitschek é uma excelente opção turística para aqueles que vão conhecer o Conjunto Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte – Minas Gerais.

A casa projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi construída para servir de moradia para Juscelino Kubitschek, hoje abriga um museu que conta um pouco da história do importante político brasileiro, e também da construção da região da Pampulha que hoje é um dos principais pontos turísticos da capital mineira.

Blog Pelas Estradas de Minas foi conhecer o museu e trazer para seus leitores um pouco do que os esperam, com algumas fotos e informações sobre o museu.

Sobre a Casa Kubitschek na Lagoa da Pampulha

Construída em 1943 para servir de residência de fim de semana para o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e conta com jardins assinados pelo paisagista Burle Marx.

Com o intuito de urbanizar a região na qual Kubitschek desejava erguer o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha, um espaço de referência em lazer e diversão para Belo Horizonte, JK resolveu dar exemplo, encomendando a Oscar Niemeyer a construção de uma residência para seu uso pessoal na orla da lagoa.

A casa construída com telhado em forma de asa de borboleta e planos inclinados, configura tipologia característica da arquitetura brasileira do modernismo.

Museu Casa Kubitschek na Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte

Museu Casa Kubitschek na Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte

A família Kubitschek permaneceu na casa até 1945, quando JK mudou-se para o Rio de Janeiro e em 1956, vendida ao casal de amigos, Joubert e Juracy Guerra, que mantiveram tanto o imóvel quanto os móveis bem preservados, e sempre recebiam a visita de JK em suas passagens pela capital mineira.

Joubert Guerra faleceu em 1977, e sua esposa permaneceu morando no local até seu falecimento em 2004. Em 2005 os herdeiros assinaram o Termo de Desapropriação, transferindo o imóvel para a Prefeitura de BH que realizou obras de restauração e adaptação do espaço para a instalação do Museu Casa Kubitschek, sendo inaugurada em setembro de 2013.

Visita ao Museu Casa Kubitschek na Pampulha em BH

A visitação ao Museu Casa Kubitschek é Gratuita, sendo uma ótima opção a ser incluída no roteiro daqueles que visitam o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Confira também: 7 Atrações Turísticas para Curtir na Pampulha em Belo Horizonte

A visita inicia pelos jardins em frente a casa, projetados pelo paisagista Burle Marx, que levam até uma parte inferior da casa onde os visitantes podem conferir a exposição “Pampulha: território da modernidade”, que conta um pouco da história da Pampulha, de JK e de Oscar Niemeyer, através de fotos, painéis e vídeos.

Museu Casa Kubitschek - Exposição “Pampulha: território da modernidade”

Museu Casa Kubitschek – Exposição “Pampulha: território da modernidade”

Museu Casa Kubitschek - Mapa Atual da Pampulha

Museu Casa Kubitschek – Mapa Atual da Pampulha

Já na varanda da casa os visitantes já podem apreciar a bela vista da Lagoa da Pampulha, além de alguns móveis e um belo painel de azulejos de Alberto Volpi.

Varanda do Museu Casa Kubitschek

Varanda do Museu Casa Kubitschek

Museu Casa Kubitschek - Painel de Azulejos Alberto Volpi

Museu Casa Kubitschek – Painel de Azulejos Alberto Volpi

Ao entrar na casa você vai encontrar uma bela sala com dois ambientes, sendo um com sofás e poltronas em torno de uma lareira, lugar onde provavelmente JK ficava com familiares e amigos nas noites de inverno.

Museu Casa Kubitschek - Sala Lareira

Museu Casa Kubitschek – Sala Lareira

Já no segundo ambiente da sala, estão expostas algumas poltronas, belos quadros e uma mesa de centro com uma pintura do quadro Guernica de Picasso. E ao lado uma sala de jogos onde JK recebia os amigos para partidas de sinuca.

Museu Casa Kubitschek - Sala

Museu Casa Kubitschek – Sala

Museu Casa Kubitschek - Sala de Jogos

Museu Casa Kubitschek – Sala de Jogos

Na sala de jantar uma grande mesa com 10 lugares, provavelmente além de belas refeições, também deve ter sido palco de diversas reuniões políticas e recebido grandes nomes da história política mineira e brasileira.

Uma escadaria leva a um anexo da sala, que é uma espécie de sala de música onde está exposto alguns discos de vinil de cantores nacionais e internacionais. Ambos ambientes com amplas janelas de vidro e uma bela vista para Lagoa da Pampulha.

Museu Casa Kubitschek - Sala de Jantar

Museu Casa Kubitschek – Sala de Jantar

Museu Casa Kubitschek - Sala de Jantar

Museu Casa Kubitschek – Sala de Jantar

Museu Casa Kubitschek - Sala de Jantar

Museu Casa Kubitschek – Sala de Jantar

No segundo andar da casa, um extenso corredor leva aos três quartos e banheiros da residência.

No primeiro quarto, imagens projetadas na parede retratam fotos e vídeos da época. O segundo quarto é decorado com móveis como cama, escrivaninha, guarda roupa e cadeiras. Já o terceiro quarto, era o quarto do casal que é decorado com móveis da época e fotos da família, além de uma bela suíte com direito a banheira.

Museu Casa Kubitschek - Quarto JK

Museu Casa Kubitschek – Quarto JK

Museu Casa Kubitschek - Quarto

Museu Casa Kubitschek – Quarto

Museu Casa Kubitschek - Banheiro JK

Museu Casa Kubitschek – Banheiro JK

No primeiro andar, os visitantes também encontram a cozinha, onde está exposto uma antiga geladeira.

Nos fundos da casa, um lindo jardim também assinado pelo paisagista Burle Marx, leva até a área da piscina, onde JK reunia com os amigos nos dias quentes de Belo Horizonte.

Museu Casa Kubitschek - Jardim - Paisagista Burle Marx

Museu Casa Kubitschek – Jardim – Paisagista Burle Marx

Museu Casa Kubitschek - Piscina

Museu Casa Kubitschek – Piscina

Informações Sobre o Museu Casa Kubitschek em Belo Horizonte

Mirante Bandeirantes na Orla da Lagoa da Pampulha

Outra atração para visitação é o Mirante Bandeirantes, localizado na Orla da Lagoa da Pampulha, em frente ao Museu Casa Kubitschek.

Reinaugurado no fim de 2016, o mirante passou por um processo de revitalização, ganhando novos bancos e iluminação.

O mirante também ganhou esculturas de bronze em tamanho real de JK e dos três principais artistas responsáveis pelo projeto arquitetônico da Pampulha: Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Burle Marx, da escultora Vânia Braga.

Mirante Bandeirantes na Orla da Lagoa da Pampulha

Mirante Bandeirantes na Orla da Lagoa da Pampulha

Mirante Bandeirantes na Orla da Lagoa da Pampulha

Mirante Bandeirantes na Orla da Lagoa da Pampulha

#FicaADica

  • Há um estacionamento privado próxima à casa que cobra R$ 10,00 sem período de permanência, pode ser útil uma vez que não tem como estacionar na rua próximo da casa;
  • Para quem gosta de caminhar, pode estacionar próximo da Igrejinha ou na Praça da Pampulha e seguir caminhando pela orla da Lagoa. Não dá um quilômetro de caminhada;
  • Confira também outras dicas de turismo na Pampulha em: 7 Atrações Turísticas para Curtir na Pampulha em Belo Horizonte

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *