Nova Lima Entre Trilhas – Circuito Macacos / Trilha Marumbé

Nova Lima Entre Trilhas é um projeto criado pela Prefeitura de Nova Lima em Minas Gerais, com o objetivo de promover o ecoturismo, a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

O projeto oferece circuitos com caminhadas pelas trilhas do município de forma gratuita, com equipe de apoio e guias especializados, proporcionando aos moradores da cidade e da região uma experiência incrível junto à natureza.

O Blog Pelas Estradas de Minas participou da 7ª edição do projeto em junho de 2017 no Circuito Macacos / Trilha Marumbé, em São Sebastião das Águas Claras, e resolveu contar um pouco sobre o projeto e da nossa experiência nesta etapa.

Participantes do Circuito Macacos / Trilha Marumbé – Projeto Nova Lima Entre Trilhas || Foto: Facebook Prefeitura de Nova Lima

Sobre o Projeto Nova Lima Entre Trilhas

O Projeto Nova Lima Entre Trilhas foi criado pelo departamento de turismo da Prefeitura de Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte, com o objetivo de promover o ecoturismo, o esporte de aventura, a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Integrante do roteiro “Trilhas, sabores e aromas”, do Circuito do Ouro, Nova Lima destaca-se pela sua gastronomia e pelo ecoturismo, com cerca de 300 Km de trilhas tombadas no município, além de muitas outras catalogadas.

Entre Trilhas, Sabores e Aromas: A gastronomia mineira muito além do pão de queijo na Rota Gastronômica e Histórica com pitadas de aventura em Rio Acima, Itabirito, Nova Lima e Sabará.

Conheça o  Circuito do Ouro >> http://entretrilhas.circuitodoouro.tur.br/

Os participantes do Nova Lima Entre Trilhas, recebem um passaporte onde são registrados 24 etapas do projeto, sendo que a cada etapa concluída o caminhante recebe um carimbo de participação referente a etapa. A cada 12 carimbos, o participante poderá retirar no Departamento de Turismo o certificado de “Caminhante do Nova Lima Entre Trilhas”.

As informações e datas de cada etapa são divulgadas no site da Prefeitura de Nova Lima,  na página da prefeitura no Facebook, ou podem ser consultadas diretamente no Departamento de Turismo:

Passaporte Nova Lima Entre Trilhas

São Sebastião das Águas Claras  – Macacos – MG

Famoso pela sua vocação ao ecoturismo, o distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, possui as melhores trilhas para trekking de Nova Lima, além de ser uma referência em gastronomia de alta qualidade.

Localizado a 20 km de Belo Horizonte, Macacos é uma referência para os amantes do turismo de aventura, principalmente para práticas de motociclismo, mountain Bike e trekking no envolto de seus rios e montanhas.

Em Macacos os turistas encontram pousadas, hotéis de luxo, restaurantes que variam desde a tradicional comida mineira ao mais saboroso prato mediterrâneo.

Igreja de São Sebastião – São Sebastião das Águas Claras – Macacos

Bares e Restaurantes agitam o distrito de São Sebastião das Águas Claras – Macacos

Nova Lima Entre Trilhas: Circuito Macacos / Trilha Marumbé

Palco da 7ª edição do projeto “Nova Lima Entre Trilhas”, o Circuito Macacos / Trilha Marumbé, aconteceu no dia 18/06/2017 em São Sebastião das Águas Claras, com uma caminhada pelas trilhas e montanhas do distrito.

A Trilha Marumbé tem um percurso com 8 km de distância e um nível moderado de dificuldade, com subidas e descidas, com trechos de estradas, matas e rios, com uma pausa para admirar a cachoeira Marumbé e as belas paisagens de serras e montanhas da região.

O Blog Pelas Estradas de Minas conta um pouco dos nossos registros pela Trilha Marumbé do Circuito Macacos.

O evento começou com uma concentração no domingão às 8h na portaria da Pousada Café Aquarela, em Macacos, onde a equipe organizadora do evento recepciona os caminhantes com instruções para o bem estar dos participantes durante a caminhada, além de um animado alongamento para aquecer os motores.

Instrutores passam orientações para caminhada – Trilha Marumbé – Nova Lima Entre Trilhas

Alongamento para caminhada – Trilha Marumbé – Nova Lima Entre Trilhas

Após instruções, alongamentos e um momento de orações e agradecimentos, a caminhada inicia seguindo pelas estradas que dão acesso às trilhas e com a travessia do riacho que corta as trilhas.

Caminhada pelas Estradas de Macacos – Trilha Marumbé – Nova Lima Entre Trilhas

Travessia de Riacho – Trilha Marumbé – Macacos

A Trilha Marumbé em Macacos tem um trajeto bem diversificado, com trechos por estradas, matas, subidas e descidas pelas montanhas.

Trilha Marumbé – Macacos – Nova Lima Entre Trilhas

Trilha Marumbé – Macacos – Nova Lima Entre Trilhas

Trilha Marumbé – Macacos – Nova Lima Entre Trilhas

Trilha Marumbé – Macacos – Nova Lima Entre Trilhas

Trilha Marumbé – Macacos – Nova Lima Entre Trilhas

Durante o trajeto uma pausa para o lanche e admirar a Cachoeira Marumbé e as belas paisagens das montanhas ao redor de Macacos.

Trilha Marumbé – Macacos – Nova Lima Entre Trilhas

Trilha Marumbé – Macacos – Nova Lima Entre Trilhas

Trilha Marumbé – Macacos – Nova Lima Entre Trilhas

Vista para as Montanhas – Trilha Marumbé – Macacos – MG

A caminhada terminou por volta das 12 hs em frente a Pousada Café Aquarela, onde teve início. Após a caminhada os visitantes podem desfrutar de bom almoço nos diversos bares e restaurantes de Macacos.

Vale ressaltar que além dos guias e instrutores, 2 guardas municipais e 2 bombeiros também acompanharam os caminhantes durante todo trajeto, dando apoio e suporte à equipe.

Curtimos muito a ideia do projeto, e a experiência na participação deste circuito. Certamente participaremos de novos circuitos.

#FicaADica

  • Fiquem de olho no Facebook da Prefeitura de Nova Lima para não perder a data das etapas https://www.facebook.com/prefeituradenovalimaoficial
  • Para caminhadas sempre utilizem roupas leves e calçados confortáveis;
  • Leve garrafinhas com água, e lanches leves (sugestões: biscoitos, barras de cereal e frutas);
  • Ajude na preservação de nossa natureza, não deixe seu lixo pelas trilhas, leve para casa.

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Comentários em: “Nova Lima Entre Trilhas – Circuito Macacos / Trilha Marumbé

  1. {Mensagem do Dia}

    A vida é curta. Quebre as regras, perdoe rapidamente, beba lentamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente e nunca se arrependa de nada que te faça sorrir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *