Tiradentes – Conheça uma das mais charmosas cidades históricas de Minas Gerais

É simplesmente impossível falar da cidade de Tiradentes e de suas atracões turísticas em um só artigo…

Viagem romântica para casal, viagem em família, com grupo de amigos, réveillon, carnaval de rua, uma aventura pelas trilhas na Serra de São José, diversos festivais (Cinema, Fotografia, Teatro, Artes, Cultura e Gastronomia) e até mesmo um bate e volta para saborear uma pizza e tomar um bom vinho… O que não falta são bons motivos para conhecer essa bela e aconchegante cidade histórica de Minas Gerais.

Uma das mais belas e encantadoras cidades em que já passamos, vamos tentar resumir aqui um pouco das experiências nas diversas vezes em que fomos a Tiradentes.

Vista da Cidade de Tiradentes

Um pouco da História de Tiradentes

Fundada no início do século XVIII pelo bandeirante paulista João de Siqueira Afonso com a descoberta de metais preciosos na região do Rio das Mortes era conhecido como Arraial Velho de Santo Antônio.

Elevado à vila em 1718 com o nome de São José, em homenagem ao príncipe de Portugal D. José, vivia da exploração de ouro.

Depois de um tempo esquecida, a Vila foi redescoberta pelos republicanos no fim do século XIX, com a proclamação da república recebeu título de Cidade e Município e tem seu nome trocado para o nome do herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes“.

Tombado pelo Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) em 1938, Tiradentes tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, com um conjunto arquitetônico conversado e quase intacto.

Rua de acesso a Igreja Matriz de Santo Antônio

O que fazer em Tiradentes

Passear a pé ou de charrete pelas ruas de pedras pé-de-moleque construídas pelos escravos na época da exploração do ouro. Admirar a arquitetura dos belos casarões e igrejas, o que não faltam são atrações turísticas em Tiradentes. Conhecer o Chafariz de São José; as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos e a Matriz de Santo Antônio; e o Museu Padre Toledo, são opções para quem deseja viajar na história mineira.

Listamos algumas sugestões de atrações para curtir a cidade de Tiradentes:

Visita às Igrejas Históricas

Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Considerada a mais antiga da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário tem data de construção de 1708 e era frequentada pelos escravos que adoravam Nossa Senhora do Rosário. Dados históricos relatam que a igreja foi construída pelos escravos durante a noite, pois era o tempo que tinham disponível, e por que não podiam frequentar outras igrejas.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário está localizada no centro histórico da cidade.

Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos

Localizada no Largo das Mercês, no centro histórico de Tiradentes, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês foi construída por volta de 1760/1770. Com um estilo rococó, o altar em talha policromada, com pinturas no forro, no retábulo e no arco da capela realizadas por Manoel Victor de Jesus, a igreja é aberta à visitação gratuita.

Construída com a frente voltada para a Serra de São José, em um dos locais mais altos da cidade, a Matriz de Santo Antônio pode ser vista de quase todos os pontos da cidade.

Um dos mais belos templos barrocos de Minas Gerais, a Matriz de Santo Antônio tem as esculturas da fachada e da porta atribuídas ao mestre Aleijadinho. No seu interior os visitantes podem apreciar os belos lustres de prata, belíssimas pinturas em estilo rococó e as belas imagens com grandes quantidade de ouro que decoram o altar. Na matriz,  o visitante também vai encontrar um belo órgão português de 1788 com oito fileiras de tubos.

Igreja Matriz de Santo Antônio – Tiradentes

Passeio de Maria Fumaça

Esse é o passeio que não pode faltar para quem vai a Tiradentes

A viagem de Tiradentes até a cidade de São João Del Rei é realizada num trecho de 12Km a borda da Maria Fumaça, pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas que foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II. Uma viagem sensacional com belas paisagens pela Serra de São José, que termina no complexo Ferroviário de São João Del Rei onde os turistas podem visitar o Museu Ferroviário.

Na estação de Tiradentes o giro da locomotiva é uma atração a parte, onde os operários fazem a manobra de forma manual como era no passado. Assim como as chegadas e partidas da locomotiva, é uma festa entre os turistas presentes na estação.

Clique nas imagens para ampliar

Trilhas na Serra de São José

Para quem gosta de aventuras, Tiradentes e região tem várias opções de Ecoturismo, com caminhadas, pedaladas, cachoeiras e grutas, com atividades para todas as idades e interesses. Há  agências de turismo que oferece passeios com segurança e comodidade.

Nossa  experiência foi uma caminhada pelas trilhas da Serra de São José. A serra que corta as cidades históricas de Tiradentes e de São João Del Rei, possui várias trilhas que levam aos principais mirantes da serra com uma bela vegetação e cachoeiras, passando pela calçada dos escravos, construída no século XVIII.

Há opções de trilhas longas e curtas, e trilhas guiadas com agências locais. No nosso caso fizemos sem guia, pois estávamos em grupo e com pessoas que conheciam. É bem tranquilo, com paradas em belas cachoeiras. Recomendamos roupas leves, tênis confortável, garrafinhas de água e lanches leves. As trilhas são bem movimentadas em períodos de  alta temporada.

Clique nas imagens para ampliar

Bichinho e Museu do Automóvel da Estrada Real

Essa é uma opção que vale muito a pena colocar na agenda para que visita Tiradentes.O povoado de Bichinho fica a cerca de 8 Km de Tiradentes com acesso por uma estrada de pedras com belas vistas. Em Bichinho você vai encontrar belos ateliês, lojas e oficinas de artesanatos, ideal para realizar compras com um preço mais barato do que em Tiradentes, uma vez que boa parte do artesanato vendido em Tiradentes é produzido no povoado.

Para mais informações confira: Conheça Bichinho, Ótima Dica de Passeio para quem vai a Tiradentes

Igreja de Nossa Senhora da Penha em Bichinho

No caminho para Bichinho, o Museu do Automóvel da Estrada Real é uma parada obrigatória. Uma verdadeira viagem na história com mais de 50 carros antigos do colecionador Rodrigo Cerqueira Moura, que montou em seu sítio o museu com belas relíquias. Outra parada obrigatória no povoado é o tradicional Restaurante da Ângela com uma deliciosa comida mineira no fogão a lenha.

Clique nas imagens para ampliar

Gastronomia em Tiradentes

Em Tiradentes os visitantes contam com uma vasta variedade de opções gastronômicas, com opções de restaurantes de culinária internacional e é claro ótimas opções para saborear a tradicional culinária mineira com encantadoras variedades de aromas e cheiros. Na cidade os visitantes encontram restaurantes e bares para todos os gostos e preços.

Na gastronomia da cidade destacamos o tradicional  Festival Internacional de Cultura e Gastronomia que acontece em agosto, com diversos chef´s espalhados pelos restaurantes da cidade.

E como já citamos acima, vale um pulinho em Bichinho para saborear uma boa comida mineira no fogão a lenha no Restaurante da Ângela.

Hospedagem em Tiradentes

O que não falta em Tiradentes são boas opções de hospedagens. A cidade tem uma vasta variedade de hotéis e pousadas, para os mais diversos gostos e custos. Segue algumas experiências e sugestões.

Nossa primeira experiência na cidade foi em uma viagem a dois onde hospedamos na Pousada Trem do Imperador em uma suíte vagão. Isso mesmo, um vagão…

Com uma estrutura temática relacionada ao universo ferroviário, a pousada tem um ambiente bem romântico e além de suas luxuosas suítes, possui vagões que foram transformados em suítes com uma estrutura simplesmente fantástica. Além de um excelente atendimento, eles oferecem estacionamento, piscina coberta, um ótimo café da manhã e caldos servidos a noite à luz de velas. A pousada não fica na região central da cidade, mais para quem está de carro é um pulo até o centro da cidade. Mais informações: http://www.tremdoimperador.com.br/

Clique nas imagens para ampliar

 

Em uma viagem em família, ficamos hospedados na Pousada Recanto Dos Encantos. Localizada em um local bem tranquilo, a pousada é excelente para que busca um lugar para um bom descanso, com uma piscina para os dias quentes e um belo jardim com vista para a Serra de São José. Tivemos uma ótima recepção para se sentir em casa, e com farto café da manhã com deliciosos quitutes preparados pela Dª. Maria Antônia, proprietária da pousada. Mais informações: http://www.pousadarecantodosencantos.com.br/

Em uma outra com um grupo de amigos, ficamos na Pousada do Laurito. Tem uma excelente localização a poucos metros da praça principal e perto dos melhores bares e restaurantes da cidade. Tivemos uma excelente recepção em local onde você realmente se sente em casa, com um farto e saboroso café da manhã. Ela também é ótima para hospedar com a família. Mais informações: http://www.pousadadolaurito.com/




Booking.com

Eventos Imperdíveis em Tiradentes

Tiradentes tem um calendário cultural repleto de boas atrações durante todo o ano com eventos como: Mostra de Cinema, Carnaval, Semana Santa, Jubileu da Santíssima Trindade, Encontro de Motos e Festival de Cultura e Gastronomia, entre outros.

Destacamos a Mostra de Cinema Brasileiro que acontece em janeiro, como sessões gratuitas pelas praças da cidade, e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia que acontece em agosto que proporciona aos visitantes uma deliciosa experiência que uni a história e a culinária com chef’s espalhados pelos restaurantes da  cidade.

Também destacamos o carnaval e o révellion da cidade. Considerado um dos melhores do interior de Minas, o carnaval de rua de Tiradentes conta com bandas e blocos com as tradicionais marchinhas de carnaval. É uma ótima opção para famílias, por ser um ambiente seguro e agradável. No réveillon os visitantes contam com bandas tocando na pracinha principal e queima de fogos de artifício na bela serra de São José. Muito bom para casais e turma de amigos.

Vista de Tiradentes e da Igreja Matriz de Santo Antônio

Mais informações sobre Tiradentes:

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Comentários em: “Tiradentes – Conheça uma das mais charmosas cidades históricas de Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *