Turismo em Belo Horizonte

Capital das Minas Gerais, Belo Horizonte (também conhecida carinhosamente como Belô ou Beagá) foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado.

Cercada pela Serra do Curral, a capital mineira está localizada entre montanhas, e é rodeadas por belas cachoeiras e cidades históricas. A cidade possui um grande patrimônio arquitetônico com valiosas construções clássicas e belas obras de Oscar Niemeyer.

Mesmo com toda modernidade e infraestrutura de cidades, a capital mineira não perdeu seus ares de interior, oferecendo aos seus visitantes a famosa  hospitalidade mineira, com uma infraestrutura turística de qualidade, vasta variedade de atrações turísticas e culturais, com a tradicional gastronomia mineira e uma agitada vida noturna.

Um dos seus principais pontos turísticos, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi projetado por Oscar Niemeyer, em torno do lago artificial da Pampulha e tem como atracões o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a Igreja São Francisco de Assis e o Iate Tênis Clube.

Em julho de 2016, o Conjunto moderno da Pampulha foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Confira nossas 7 Dicas de Atrações Turísticas para Curtir na Pampulha

Lagoa da Pampulha – Igreja São Francisco de Assis

A cidade possui belas praças como a Praça Israel Pinheiro mais conhecida como Praça do Papa, Praça da Savassi, Praça Sete, Praça Raul Soares, e a bela Praça da Liberdade que é rodeada de centros culturais e museus, como o Memorial Minas Gerais – Vale, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, o Museu das Minas e do Metal, o Centro de Arte Popular Cemig, o Museu Mineiro, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Palácio da Liberdade, antiga sede do governo. Estes espaços integram o Circuito Liberdade.

Confira Também: Conheça o Circuito Cultural Praça da Liberdade em Belo Horizonte – O Maior Corredor Cultural do Brasil

Mais informações sobre o circuito em:  www.circuitoculturalliberdade.com.br

Praça da Liberdade – Belo Horizonte

A cidade oferece a seus moradores e visitantes diversas opções de lazer em grandes parques como Parque Municipal das Mangabeiras, Parque Municipal Américo Reneé Giannetti e o Parque Ecológico da Pampulha.

No circuito religioso a capital mineira é repleta de belas igrejas e templos religiosos como a Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de São José na Avenida  Afonso Pena, Igreja Nossa Senhora de Lurdes na rua da Bahia, Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, Igreja Batista da Lagoinha e a Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus.

Na gastronomia, Belo Horizonte conta com diversas opções de restaurantes nas mais diversas culinárias regionais e internacionais. A cidade possui uma agitada vida noturna com diversos bares e botecos que servem as mais diversas variedades de cachaças e cervejas artesanais, sempre acompanhada dos tradicionais petiscos mineiros.

A tradição boêmia deu origem a tradicionais concursos gastronômicos como a Comida di Buteco, que começou na capital mineira e se espalhou para outras quinze cidades do Brasil.

Mercado Central de Belo Horizonte

Outro ponto famoso da cidade é o tradicional Mercado Central de Belo Horizonte, onde os visitantes encontram os mais diversos tipos de produtos como o tradicional queijo mineiro e o famoso doce de leite, além de ser um ponto de encontro dos amigos e turistas para tomar aquela cerveja gelada e saborear um bom petisco. Também é possível realizar compras em outros tradicionais mercados como o Mercado Distrital do Cruzeiro e a Feira Dos Produtores.

Para mais Informações sobre o Mercado Central acesse: Mercado Central de Belo Horizonte – Compras, Culinária Mineira e Cerveja Gelada

Para quem gosta de umas comprinhas, não pode deixar de conhecer a tradicional Feira Hippie aos domingos na Avenida Afonso Pena, uma feira de artes, artesanatos e produtos variados de Belo Horizonte e região.

A cidade conta também com vários shoppings com as mais diversas lojas e marcas, o tradicional centro comercial da Savassi, e também o Polo da Moda do Barro Preto com mais de 800 lojas.

No turismo esportivo, Belo Horizonte conta com dois grandes estádios, a Arena Independência e o  Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, que são palcos de grandes jogos dos time da capital mineira, o América Futebol Clube, o Clube Atlético Mineiro e o Cruzeiro Esporte Clube, além de grandes shows e eventos culturais.

A cidade conta também com belos ginásios como o Jornalista Felipe Drummond (o Mineirinho), e a Arena Juscelino Kubitschek, arena multiuso do Minas Tênis Clube.

Estádio Governador Magalhães – Mineirão e Ginásio do Mineirinho

Região Metropolitana de Belo Horizonte

Terceira maior aglomeração urbana do Brasil, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, também conhecida como Grande Belo Horizonte, tem como sede a capital mineira e é composta por 34 municípios.

A região metropolitana possui uma vasta variedade turística com roteiros culturais e artísticos, circuitos gastronômicos, roteiros de aventura e ecoturismo, turismo de negócios e de estudos.

Com belas cidades históricas como Caéte, Santa Luzia e Sabará, a região metropolitana está próxima de cidades importantes como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas.

Leia também: Tiradentes – Conheça uma das mais charmosas cidades históricas de Minas Gerais

Leia também: Caeté – Serra da Piedade – Santuário Nossa Senhora da Piedade

Também se destaca o município de Brumadinho, com uma Reserva Particular de Patrimônio Natural contendo um dos mais importantes acervos artísticos do Brasil, o Museu de Arte Contemporânea Inhotim.

Museu de Arte Contemporânea Inhotim – Brumadinho

No setor industrial destaca-se as cidades de Betim e Contagem, sede de grandes empresas como a refinaria da Petrobrás e a fábrica de automóveis da Fiat.

Em Betim, para quem busca uma opção para passar um dia com a família junto a natureza, o Vale Verde Alambique e Parque Ecológico proporciona diversas atrações, sendo um dos melhores empreendimentos turísticos para se visitar próximo a Belo Horizonte.

Para mais informações do Parque Ecológico Vale Verde clique aqui.

E no setor de mineração destaca-se as cidades de Nova Lima, Brumadinho e Itatiaiuçu, na região metropolitana, e São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabirito, no colar metropolitano, com empresas como a Vale, Anglo American e Ferrous.

Mais informações:

Uma Boa Viagem #PelasEstradasDeMinas !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *